Nissan terá sua própria Renault Oroch para bater de frente com a Fiat Toro

Base compartilhada e motor turbo com sistema híbrido-leve estão no radar da inédita picape
Diego Dias
Por
29.06.2024 às 14:30
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Base compartilhada e motor turbo com sistema híbrido-leve estão no radar da inédita picape

A Fiat Toro vai ganhar uma rival de peso em breve, isso porque a Nissan confirmou a sua nova picape intermediária para o Brasil. A confirmação veio nesta semana por meio da declaração de Guy Rodriguez, Presidente da Nissan América Latina. Ainda sem nome definido, a inédita picape compartilhará a mesma base com a futura sucessora da Renault Oroch.

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Vale lembrar que desde fevereiro de 2023 a Mobiauto informou que a nova geração da Renault Oroch, apresentada como o conceito Niagara, ganharia uma irmã gêmea produzida pela Nissan. Para quem está estranhando isso, é importante frisar que a marca japonesa e francesa tem uma aliança para desenvolvimento de produtos, incluindo a Mitsubishi.

Assim como as futuras rivais Fiat Toro e Chevrolet Montana, a inédita picape da Nissan será feita com base em plataforma monobloco, ou seja, como um carro de passeio. É importante dizer que a plataforma RGMP (sigla para Renault Group Modular Platform) é derivada da famosa CMF-B e será utilizada pela próxima geração da Renault Oroch, assim como a futura picape intermediária da Nissan.

No ano passado, Makoto Uchida, CEO da Nissan, destacou a expertise da Renault no mercado de picapes, além de confirmar a fabricação na Argentina. “Iremos crescer nossa linha ao utilizar a competência da Renault em picapes de meia tonelada, no caso, a recém-revelada Niagara”. A produção será feita no país vizinho, na fábrica de Santa Isabel.

É importante explicar que o termo “picape de meia tonelada” se refere diretamente à capacidade de carga das picapes intermediárias, que comumente são capazes de carregar caçamba o peço aproximado de 600 kg.

As informações ainda são escassas, mas próxima picape da Nissan deverá beber na fonte da irmã Niagara em medidas devido a mesma base RGMP, que conta com o balanço dianteiro fixo, mas com a seção central (entre-eixos) ajustável em 4 configurações, enquanto o balanço traseiro conta com 3 versões. Essa base é ajustável para ter entre-eixos que vai de 2,60 metros a 2,95 m, com isso fica fácil imaginar qual será a medida da nova picape da Nissan.

Para comparação, a Fiat Toro tem 2,99 m de entre-eixos e 4,99 m de comprimento, enquanto a Chevrolet Montana tem 2,80 m e 4,71 m, respectivamente. Assim podemos já estimar que a nova picape intermediária da Nissan se aproximará mais da proposta da caminhonete da Fiat, que é vendida hoje numa faixa de preços de R$ 146.990 a R$ 212.990.

Apesar de todo a base da picape da futura sucessora da Oroch, a nova picape da Nissan terá visual próprio (ainda em desenvolvimento) e provavelmente com linhas da segunda geração do Kicks.

Motor brasileiro

A expectativa é que a nova picape intermediária da Nissan traga debaixo do capô o motor 1.3 TCe, o mesmo propulsor turbo usado hoje pelo Renault Duster e Oroch. Esse propulsor será fabricado no Brasil, algo que já foi confirmado por Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault na América do Sul.

Vale relembrar ainda que isso confirma outra informação trazida pela Mobiauto no começo de setembro: a nacionalização do motor 1.3 TCe, que está ligada a nova família de compactos-médios da Renault. Na fila para ganhar o potente motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque estão a versão de produção da Renault Niagara e até a nova geração do Nissan Kicks nas suas versões mais caras.

Assim como a Niagara, a inédita picape da japonesa de meia tonelada deverá herdar o tal motor 1.3 TCe, que pode receber ainda um sistema híbrido leve de 48 volts. Com isso teremos um motor elétrico no eixo traseiro, assim dando condição para a caminhonete ter tração 4x4 e beirar nos 200 cv de potência.

Embora pareça confuso inicialmente, esse compartilhamento de motores e plataforma é mais do que convencional hoje em dia, tanto que a Stellantis aplica tal metodologia no Brasil em veículos da Fiat, Jeep e Ram. Com isso a aliança da Nissan e Renault serve também para reduzir os custos de produção de ambos os produtos, aumentando a lucratividade das duas marcas. No entanto, acabamento e design seguem alinhadas a filosofia de cada empresa.

Ainda não há data de lançamento para a nova picape da Nissan, mas novidades deverão pintar daqui em diante. A previsão é que a novidade comece a dar as caras entre o final de 2025 e 2026.

 Projeções - @kdesignag

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