Nova Ford F-150 2025: 10 detalhes insanos da picape com motor V8 do Mustang
Sucesso há mais de quatro décadas no mercado americano, a Ford F-150 é ofertada em duas versões no Brasil: Lariat e Lariat Black, ambas por R$ 519.990. A principal diferença entre as duas é o acabamento, com predominância do cromado na Lariat e na Black com uso do preto brilhante.
Você também pode se interessar:
- Ford Ranger: por que picape tomou vice-liderança da Chevrolet S10?
- Ford segue BYD e colocará sistema de karaokê em seus veículos
- Ford Ranger já tem data para mudar apesar das boas vendas
- Ford Ranger Cabine Simples ‘pé-de-boi’ vem ao Brasil de olho na Hilux
Mas o que a picape tem para justificar esse preço de carro esportivo? Bom, já adianto que a F-150 consegue equilibrar competências de um carro de trabalho, mas tem tecnologia embarcada de dar inveja nas rivais e conforto de carro de passeio. Isso e mais você vai conferir agora.
Motor de Mustang
Como o próprio título da reportagem diz, a Ford-150 vem equipada com motor 5.0 Coyote de oito cilindros em V. O trem de força aspirado rende até 405 cavalos a 6.000 rpm de potência e 56,7 kgfm a 4.250 rpm de torque movido a gasolina.
Como cavalo que anda é cavalo que bebe, o consumo da F-150 é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Durante o nosso teste, o odômetro não marcou mais que 7,3 km/l no ciclo rodoviário. O 0 a 100 km/h é feito em 7,1 segundos e a potência é entregue de forma gradual.
A picape grande da Ford tem 136 litros de tanque e, segundo a montadora, oferta mais de 1.000 km de autonomia com um abastecimento.
Conforto de carro de passeio
Claro que para o preço pedido pela F-150 espera-se diversos ajustes. E eles existem, temos ajuste elétrico dos bancos dianteiros e de profundidade e altura do volante. Não só isso, a ergonomia e volante da picape são bem precisas e deixam a experiência de conduzir um veículo de 2,5 toneladas e 5,88 metros de comprimento como de um carro de passeio.
A realidade só vem à tona quando rodamos com a F-150 na cidade. Seus 2,43 metros de largura cobram o seu espaço. Mas a suspensão independente double Wishbone na dianteira deixam a condução bem prazerosa. Junta-se a isso ao pneu 275/60 de grande flanco, o conforto é garantido.
Na traseira, o tradicional eixo rígido com feixe de molas mostra que a F-150 também é feita para o trabalho duro de carga.
Funcionalidade
Nos Estados Unidos, a F-150 faz parte da F-séries como uma das picapes de trabalho. Por aqui, os quase R$ 520 mil cobrados por ela a deixam em outro patamar. Mas basta olhar pela picape e ver a quantidade de itens funcionais.
Capacidade de reboque de até 3.515 kg, com direito a controle de oscilação. A caçamba ainda conta com tomada 110V. Além disso, são sete modos de condução: normal, eco, esportivo, escorregadio, lama/terra, rocha e rebocar. Sem falar que são quatro modos de tração: 4x2, 4x4 H, 4x4 A e 4x4 L.
Outra função é a iluminação externa em 360°, que pode ser acionada de forma independente pelas zonas do carro para atuar em situações de pouca iluminação.
A tampa da caçamba também pode ser usada para medições com marcações de centímetros no seu interior, assim como o console central pode virar uma mesa de apoio para o trabalho.
Tampa diferenciada
A abertura da F-150 é elétrica, o que ajuda bastante por conta do peso da peça. Mas se você já se acostumou com a abertura bipartida da Fiat Toro, a F-150 também oferece o acesso à caçamba dessa forma. Com isso, você poderá abrir a tampa de fora lateral e retirar o que está no compartimento.
Espaço interno
O forte das picapes nunca foi seu espaço interno. A caçamba acaba por roubar bastante espaço, mas são 3,69 metros de entre-eixos. O posicionamento dos bancos de couro e distância entre as fileiras de bancos deixam a F-150 quase com o conforto de um sedan grande.
Ainda sobre os bancos, o conforto que eles oferecem chama a atenção. O posicionamento também vale ser destacado. Geralmente, as picapes compactas e intermediárias tem um assento traseiro mais elevado, o que não acontece na F-150.
Iluminação externa 360°
Luzes de LED está espalhadas ao redor da F-150. Com isso, é possível escolher a iluminação por zonas de maneira independente. Assim, em lugares com pouca iluminação, a picape fornece iluminação externa para além dos faróis e lanternas.
Ponto cego para reboque
Batizado de Pro Trailer, o assistente de reboque é acionado por botão ao lado da central multimídia. O sistema une a direção elétrica e a câmera de ré para realizar a manobra. Na prática, em vez de utilizar a picape para movimentar o trailer, é o trailer que se movimenta e facilita toda a manobra.
Ainda é possível configurar o tipo de trailer ou carretinha que você está levando. Vale lembrar que o sistema é limitado a 8 km/h e é automaticamente cancelado quando o motorista gira o volante.
Compartimento secreto
Caso os 1.370 litros da caçamba e os até 728 kg de capacidade de carga do compartimento não sejam suficientes. A F-150 ainda pode ter um espaço de carga para lá de generoso no banco traseiro. Só é preciso rebater os assentos traseiros e o apoio dos bancos para ter um local plano para levar bastante bagagem.
Segurança
A F-150 vem bem equipada com o assunto são os assistentes de segurança. De série, temos:
- 8 Air bags (dianteiros, laterais, cortinas e joelhos)
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de Permanência em Faixa
- Assistente Autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)
- Assistente de manobras evasivas
- Assistente de Partida em Rampas (HLA)
- Assistente em cruzamentos com sistema de Frenagem Autônoma
- Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
- Controle automático em descidas (HDC)
- Controle de oscilação de reboque
- Controle Eletrônico Anti-capotamento
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)ISOFIX - Ganchos de fixação de cadeiras de crianças
- Piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralização em faixa
- Protetores inferiores off-road
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema de Assistência de Frenagem (DBS)
- Sistema de Assistência em Curvas
- Sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS) cobertura de reboque
- Sistema de permanência em faixa
- Travamento Elétrico da Caçamba
Picape mais vendida do mundo
Em sua 14ª geração, a F-150 lidera como carro mais vendido nos Estados Unidos há 47 anos. A picape ainda perde a versão Plaltinum, que lá fora tem motor V6, para manter o Coyote 5.0 aspirado tão conhecido no Ford Mustang.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.