Novo Hyundai Creta: detalhes da renovação do SUV que deve chegar em 2024
O Hyundai Palisade estreou no Brasil, mas sua chegada já adianta o visual de um SUV bem mais conhecido e presente no país há algum tempo. Caso você ainda não saiba, o Hyundai Creta tem sua reestilização confirmada com uma inspiração justamente no Palisade.
Apresentada no exterior em fevereiro de 2024, a nova roupagem do Creta deve chegar por aqui ainda este ano. Entre as novidades principais estão substituições de motores, design completamente renovado e versão híbrida (com data para chegar).
Você também pode se interessar por:
- Flagra: novo Hyundai Creta é visto em versão mais cara e pode estrear ainda neste ano
- Novo Hyundai Creta terá receita de T-Cross para dominar mercado brasileiro
- Flagra: novo Hyundai Creta é visto em versão mais cara e pode estrear ainda neste ano
- Novo Hyundai Creta: o que estão falando do SUV que mudará no Brasil
Por isso, listamos 10 curiosidades que o SUV da Hyundai já sofreu em outros mercados e que devem desembarcar por aqui após o lançamento do Creta.
Novo visual
De cara, é impossível não perceber o quanto o Creta vai mudar em termos de design. A montadora adotou uma nova linguagem, mais robusta e mais próxima do que o mercado atual oferece em vez da personalidade do tipo “ame ou odeie” que a atual versão apresenta.
A pegada futurista com faróis fragmentados dá lugar ao estilo mais parrudo, como a nova grade mais pronunciada e jogo de iluminação com peças maiores, por exemplo.
Na traseira, o Creta chega com novas lanternas interligadas por barra inteiriça iluminada, como já vimos em diversos modelos lançados nos últimos tempos.
Fim da polêmica?
Como estamos falando de um novo visual para o Creta, a montadora sul-coreana espera que as polêmicas quanto ao visual atual do SUV acabem. Com um design particular, a linguagem minimalista tanto das lanternas como dos faróis foi alvo de críticas.
Vale lembrar que o Creta é o terceiro SUV compacto mais vendido até agosto deste ano e só perde para o Hyundai HB20 em vendas na gama da fabricante.
Adeus aos motores 1.6 e 2.0 aspirado
As versões de entrada do SUV devem continuar com o mesmo motor turbo flex 1.0 três cilindros 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque. Já as configurações de topo não estarão mais equipadas com o motor 2.0 aspirado. Em vez deste, o Creta vai receber no cofre do motor um trem de força 1.6 turbo flex, que rende um pouco mais de 170 cv. Informação essa que foi revelada em primeira mão pelo jornalista Raphael Panaro da Revista Auto Esporte.
Versão híbrida
A Mobiauto já tinha revelado com exclusividade a chegada do Hyundai Creta híbrido para 2025. Basta saber em qual das motorizações a combustão a Hyundai pretende aplicar o conjunto híbrido.
No caso da 1.0 turbo flex, o Creta deverá ter sistema parecido com o que o Kia Stonic já oferece aqui no Brasil. Isto é, um pequeno motor elétrico que atua nas partidas e como alternador em auxílio ao motor a combustão. Nesse sentido, o Creta será um híbrido leve (ou micro-híbrido).
Vale ressaltar que Hyundai e Kia são empresas parceiras e compartilham tecnologias, entre elas, o motor turbo flex TGDi.
Por outro lado, a montadora pode optar por deixar apenas o SUV com motor 1.6 turbo flex como híbrido.
Painel digital
Para dar um pouco mais de refinamento em tecnologia e acabamento do Creta, Hyundai decidiu equipar o modelo com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas integrado com a central multimídia de mesmo tamanho. Essa solução é encontrada em carros do segmento premium, como BMW X1 e 320i.
Logo abaixo da central de entretenimento, o SUV pode ganhar ainda ar-condicionado digital automático de duas zonas, já apresentado em outros mercados emergentes como o Brasil.
Ganho de equipamentos e assistentes
A chegada do painel digital amplia a possibilidade não só de equipamentos como de assistentes de condução e segurança. Isso porque boa parte dos avisos sonoros e visuais são emitidos pelo painel de instrumentos.
No atual Creta, o SUV tem de série nas versões mais caras: piloto automático adaptativo; frenagem autônoma de emergência e alerta de assistência de manutenção em faixa.
Espera-se um ganho considerável no sistema ADAS, além de atualizações dos assistentes existentes. Estão entre os sistemas, alerta de tráfego traseiro e “função para e anda” presente no piloto automático adaptativo.
Reposicionamento de mercado
É esperado que o Creta chegue ao Brasil com uma lista mais robusta de equipamentos e assistentes de condução e segurança. Afinal, é o que se espera de uma reestilização. Mas esse não é o único motivo para um reposicionamento no catálogo da marca.
A justificativa principal é que a Hyundai pretende trazer um novo SUV de entrada para o Brasil, com base no HB20, revelado com exclusividade pela Mobiauto.
Morte da versão Action
A versão atual do Hyundai Creta convive com apenas uma opção com o primeiro visual do SUV no Brasil. Estamos falando da Action que, assim como o VW T-Cross, recebeu uma atualização, mas manteve uma configuração com visual antigo, posicionado como modelo de entrada.
Com a chegada do novo Creta, a Action deve enfim ganhar a aposentadoria e deixar de existir no catálogo de 0 km do SUV.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.