Novo Renault Kwid mantém truque nas rodas e herança de 40 anos
O novo Renault Kwid já foi lançado, ao menos na Europa. O Dacia Spring é um hatch elétrico fabricado pela Dacia, submarca romena da Renault, que é vendido aqui no Brasil como o Renault Kwid e-tech. A atualização veio em julho, mas não mudou dois truques de longa data dos franceses.
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Isso porque o “novo Renault Kwid”, ou Dacia Spring, já teve sua aparência revelada, e é possível ver que ele mantém suas rodas com calotas, que emulam a aparência de liga leve. O uso desse tipo de item bateria o custo de fabricação do carro, o que vai de acordo com a proposta mais popular do hatch.
Além disso, o hatch elétrico conta com comando satélite na coluna de direção, algo que a Renault faz desde os anos 80. O primeiro modelo a fazer uso do equipamento foi o Renault 25, lançado no ano de 1984. Tanto o item quanto o modelo eram tidos como o de mais avançado da época.
Aos que não sabem, o comando satélite é uma espécie de peça ligada à coluna do volante do veículo, que permite ao motorista comandar certas funções do rádio do carro. Ele foi de certa forma o “pai” dos novos volantes, que agora são capazes controlar diversas funcionalidades dos automóveis, a partir de seus botões embutidos.
Como já comentado, o item foi um reverenciado na época, pois fez do Renault 25 o primeiro carro da história com comandos no volante. Agora, 40 anos depois, é no mínimo curioso que a Renault ainda faça uso desse equipamento.
Como é o Dacia Spring?
Vale falar um pouco sobre o Dacia Spring em si. Isso porque a renovação visual de nosso Kwid elétrico, que deve chegar em 2025, será muito baseada no subcompacto romeno.
A começar pelo design, é possível ver que o Spring segue bastante a filosofia que a Dacia tem aplicado em seus produtos. Na frente, o conjunto de DRLs em LED é integrado à nova grade frontal, composta por pequenos filamentos paralelos. O para-choque tem formato hexagonal e ar robusto.
Atrás, o modelo também conta com uma aparência mais parruda. Suas linhas têm contornos mais bruscos e as lanternas são mescladas ao acabamento em preto que o porta-malas recebe.
Porém, é por dentro que as diferenças entre Spring e Kwid elétrico ficam mais nítidas. O hatch romeno ganhou um painel de instrumentos digital e uma central multimídia flutuante. Além disso, o seletor de marcha agora é o mesmo do Kardian e foram adicionados novos assistentes de condução.
O trem de força elétrico do modelo é alimentado por uma bateria de 26,8 kWh, a mesma do Kwid por aqui. O rendimento também é igual ao francês: 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque. A autonomia elétrica é de 185 km.
O “novo Renault Kwid” é vendido no mercado europeu a partir de € 16 900 (pouco mais de R$ 103 mil, na conversão direta). Por aqui, o Renault Kwid e-tech sai a partir de R$ 99.990, e assim detém o posto de carro elétrico mais barato do Brasil.