O que é freio EBD e como funciona o sistema que ajusta a frenagem?
É muito comum ler uma lista de itens série de determinado carro e encontrar o seguinte termo: “freios EBD”. No entanto, muitos condutores não sabem o seu significado, apesar da importância da peça para a segurança de veículos mais modernos. Mas então, o que é o EBD?
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Primeiramente, o significado se sua sigla é Electronic Brake Distribution (distribuidor eletrônico de frenagem), deste modo fica mais fácil saber a sua função. O que a peça faz é distribuir a intensidade da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras com o intuito de evitar possíveis acidentes.
A tecnologia permite que a pressão aplicada em cada um dos freios do carro seja variada de acordo com a situação em que este se encontra. Em emergências é possível realizar a frenagem de forma mais eficiente e segura. Apesar de não ser uma peça obrigatória por lei, grande parte das montadoras a inclui em seus veículos mais novos.
Funcionamento do EBD
O EBD funciona a partir de um sistema aplicado no software do automóvel que detecta situações em que a taxa de guinada não está de acordo com o ângulo de rotação da direção, ou seja, quando o carro vira menos ou mais para onde as rodas “mandam”.
Existem duas situações de atuação: a de subesterço e a de sobresterço. O subesterço acontece quando o veículo vira menos do que as rodas determinam, quando o carro sai de frente. Já o sobresterço é o caso em que o automóvel vira mais do que o mandado, quando ele sai de traseira. Em ambas as situações a tecnologia detecta e aplica pressão de frenagem individual nas rodas, e assim traz o carro a trajetória original e evita possíveis acidentes.
A peça também atua em retas. Em meio a uma frenagem brusca, por exemplo, a transferência de massa que seria feita para frente do carro é repartida entre as suas rodas, reduzindo o impacto que poderia acontecer. Sua atuação também se estende para casos em que exista diferença de peso entre as rodas, condições de estrada e situações de frenagem de emergência.
E os ABS e ESC?
Apesar de ser muito importante, o EBD não trabalha sozinho, mas sim em conjunto com outras tecnologias no sistema de segurança de frenagem e estabilidade do carro, são elas ABS e ESC. Os três então trabalham de forma associada para não deixar o motorista perder o controle do veículo e maximizar o desempenho de parada do automóvel.
O ABS (sistema de travagem antibloqueio) é uma tecnologia auxiliar aos freios e tem a função principal de evitar que as rodas travem em frenagens mais bruscas. Já o ESP (programa eletrônico de estabilidade) atua principalmente em situações atípicas pelas quais o veículo passa, como mudanças severas de direção e curvas acentuadas, otimizando sua dirigibilidade e trajetória.