O que é um carro alienado?
O mercado automotivo é cheio de palavras que podem causar confusão e dúvida em relação ao seu sentido, um deles é o carro alienado. Em termos técnicos, um carro alienado diz respeito a um veículo “alienação fiduciária”, mas o que isso significa?
Você pode se interessar por:
- Papel alumínio pode evitar roubo de seu carro; entenda
- Por que a suspensão invertida é melhor que a convencional?
- Pontos na CNH: quanto tempo leva para caducar?
- Nova placa Mercosul? Entenda o que está em debate no Senado
Bom, imagine a situação: um automóvel é comprado a partir de financiamento ou empréstimo e ele próprio é dado como garantia ao banco. Enquanto todas as parcelas referentes a compra do produto não forem pagas, ele é um carro alienado.
Assim, a alienação é uma forma de proteger a instituição financeira de um possível prejuízo caso as parcelas não sejam pagas corretamente. Pois, a alienação é basicamente transferir de modo temporário o veículo ao banco, até que toda dívida seja quitada.
Assim, em teoria o pagamento da dívida com a instituição financeira por parte do comprador é mais certo. Isso resulta na diminuição na taxa de juros das parcelas e aumento do prazo de pagamento, tornando a alienação um modelo atrativo de negócio para aqueles que querem fugir dos altos juros bancários.
Vale ressaltar que nem todos os carros que são comprados de modo parcelado são alienados, uma vez que as concessionárias e vendedores oferecem diversas opções de crédito.
O que fazer para alienar um carro?
Caso queira vender um veículo de forma alienada são necessários alguns requisitos. Primeiramente o carro deve estar no nome de quem está vendendo, assim como possuir documentação atualizada.
Também é necessário que o automóvel esteja em boas condições - internas, externas e motoras, por exemplo. Além disso, são requisitados alguns documentos como: RG, CPF, DUT e CRV. Nesse caso, o produto é dado como garantia ao próprio vendedor até que as parcelas sejam pagas.
Como saber se o veículo é alienado?
Caso tenha-se alguma suspeita que certo veículo anunciado é alienado, é possível verificar sua condição no site do Detran. São necessárias a placa do carro e seu número do Renavam.
Logo em seguida, no site, é preciso clicar na aba “Veículos" e depois em “Veículo financiado ou quitado”. Após isso, será mostrado se o automóvel possui algum tipo de pendência ou não.
Vantagens e desvantagens de se comprar um carro alienado
A maior vantagem em comprar um carro desse tipo no mercado de seminovos é o preço, geralmente bem menor quando comparado a outros veículos do mercado. No entanto, seu valor abaixo do normal não é ao acaso, mas se dá por conta dos riscos que vem junto a ele.
É preciso ter segurança sobre o vendedor, assim como sua saúde financeira, e ter certeza se vale a pena contrair as parcelas a serem pagas do carro que está sendo vendido. É importante também passar o automóvel para o nome do comprador, para que as multas e os débitos de quem está vendendo sejam contraídos.