O que Ford Ranger e Maverick têm em comum com Land Rover Evoque e Discovery
Com o mundo globalizado, a parceria entre fabricantes de automóveis cresce a cada dia, e muitas vezes uma marca acaba utilizando tecnologias de outras. Prova disso é o compartilhamento do motor 1.0 turbo T200 entre modelos da Fiat, Peugeot e Citroën - mas essa história de dividir componentes não é de hoje.
A Mobiauto já trouxe em um primeiro momento que a atual Ford Ranger utiliza o motor V6 turbodiesel utilizado pelo Land Rover Discovery 3 há 18 anos. Contudo, essa não é a única picape da marca norte-americana que utiliza um motor que já passou pela fabricante do Reino Unido.
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Estamos falando da Ford Maverick, que no Brasil é vendida em versões movidas somente a combustão e híbrida.
No caso da Ford Maverick que utiliza apenas gasolina como fonte energética, a picape leva sob o capô o motor Ecoboost 2.0 turbo, que rende até 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Entre 2011 e 2017, esse propulsor foi utilizado pelo Range Rover Evoque.
A partir de 2018, o SUV passou a utilizar o motor da família Ingenium desenvolvido pela próprio grupo Jaguar Land Rover.
Outro ponto curioso é que a picape não foi o único modelo da Ford a dividir esse motor com o Evoque, já que a usina também equipou o sedan Fusion de 2013 a 2016.
E se você achou que tinha parado por aí, até a Volvo utilizou o propulsor EcoBoost 2.0 turbo em três modelos diferentes: S60 e V60 (2010 – 2013), além do XC60, entre 2012 e 2017.
Jornalista Automotivo