Ônibus elétrico brasileiro tem toque de Mercedes e potência de Porsche

Eletra e Mercedes-Benz apresentam ônibus elétrico com tecnologia nacional, o e-Bus 12,1 m
Renan Rodrigues
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10.03.2023 às 17:25 • Atualizado em 29.05.2024
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Eletra e Mercedes-Benz apresentam ônibus elétrico com tecnologia nacional, o e-Bus 12,1 m

A mobilidade urbana será elétrica e esse processo de conversão passa também pelos meios de transportes públicos. A cidade de São Paulo já possui mais de 1.000 ônibus elétricos e, se depender da Eletra, empresa sedia em São Bernardo do Campo, a frota ganhará reforço em breve.  

A companhia apresentou na última semana o e-Bus 12,1 m. Um ônibus elétrico produzido inteiramente no Brasil. Além da tecnologia nacional, empresas como Caio, Mercedes-Benz e WEG participaram do desenvolvimento.  

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A Mercedes-Benz entrou com o chassi, enquanto a WEG forneceu os motores elétricos e as baterias. Por fim, a Caio desenvolveu a carroceria. A empresa pretende lançar outros quatro ônibus elétricos ainda em 2023, todos com fabricação nacional.  

“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”, declarou Milena Romano, presidente da Eletra. 

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Ainda são poucas as informações a respeito do e-Bus 12,1 m, mas sabe-se que utilizará o mesmo conjunto mecânico e de baterias de outro produto lançado no fim do ano passado, o e-Bus 12,5 m (o número se refere ao comprimento da carroceria em metros). 

No caso do e-Bus 12,5 m, o banco de baterias tem 360 kWh, o que rende uma autonomia entre 200 km e 250 km, com consumo médio de 1,4 a 1,6 kWh/km. O motor da WEG rende 543 cv de potência e 332,4 kgfm de torque. Apesar de toda a força nos números, a velocidade máxima não passa de 60 km/h. 

Toda a família e-Bus será produzida no Brasil. Para isso, a empresa transferiu a operação para uma área de 27 mil m² na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Essa nova fábrica produzirá até 1.800 ônibus elétricos por ano ou 150 por mês.  

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