Ônibus elétrico brasileiro tem toque de Mercedes e potência de Porsche
A mobilidade urbana será elétrica e esse processo de conversão passa também pelos meios de transportes públicos. A cidade de São Paulo já possui mais de 1.000 ônibus elétricos e, se depender da Eletra, empresa sedia em São Bernardo do Campo, a frota ganhará reforço em breve.
A companhia apresentou na última semana o e-Bus 12,1 m. Um ônibus elétrico produzido inteiramente no Brasil. Além da tecnologia nacional, empresas como Caio, Mercedes-Benz e WEG participaram do desenvolvimento.
Você pode se interessar por:
Kei car elétrico da Mitsubishi tem marra de L200 e é menor que um Kwid
Adeus carro elétrico? Como funciona combustível artificial da Porsche
Já dá para fazer viagens longas de carro elétrico no Brasil?
Brasil inaugurará o primeiro posto só para carros elétricos do país
A Mercedes-Benz entrou com o chassi, enquanto a WEG forneceu os motores elétricos e as baterias. Por fim, a Caio desenvolveu a carroceria. A empresa pretende lançar outros quatro ônibus elétricos ainda em 2023, todos com fabricação nacional.
“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora de ônibus elétricos da América Latina”, declarou Milena Romano, presidente da Eletra.
Ainda são poucas as informações a respeito do e-Bus 12,1 m, mas sabe-se que utilizará o mesmo conjunto mecânico e de baterias de outro produto lançado no fim do ano passado, o e-Bus 12,5 m (o número se refere ao comprimento da carroceria em metros).
No caso do e-Bus 12,5 m, o banco de baterias tem 360 kWh, o que rende uma autonomia entre 200 km e 250 km, com consumo médio de 1,4 a 1,6 kWh/km. O motor da WEG rende 543 cv de potência e 332,4 kgfm de torque. Apesar de toda a força nos números, a velocidade máxima não passa de 60 km/h.
Toda a família e-Bus será produzida no Brasil. Para isso, a empresa transferiu a operação para uma área de 27 mil m² na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Essa nova fábrica produzirá até 1.800 ônibus elétricos por ano ou 150 por mês.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.