Papel alumínio pode evitar roubo de seu carro; entenda

O uso de papel alumínio evita que hackers invadam o sistema dos automóveis, saiba como
DR
Por
07.05.2024 às 18:32 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
O uso de papel alumínio evita que hackers invadam o sistema dos automóveis, saiba como

Seja seu carro novo em folha ou já presente em sua garagem há alguns anos, existe sempre uma constante, o medo dele ser roubado. Para evitar esse tipo de situação, alguns truques são desenvolvidos, como um que recentemente tem chamado atenção, o qual se utiliza de papel alumínio.

 Você pode se interessar por: 

Isso mesmo. Usando apenas papel alumínio e uma simples técnica é possível evitar que seu carro seja roubado. O truque é o seguinte: enrolar as chaves do veículo no material. Apenas isso.

 

Logicamente há uma explicação. As chaves dos veículos mais modernos emitem ondas eletromagnéticas, responsáveis por abrir as portas do carro sem a necessidade de colocá-las na fechadura. No entanto, muitos ladrões se utilizam de uma técnica em que hackeiam o chip do automóvel para detectar e simular esse efeito da chave, e assim conseguir abrir as portas do veículo furtado.

O papel alumínio então serve como uma espécie de barreira ou proteção a qual não deixa que essas ondas eletromagnéticas sejam clonadas. Deste modo, não será possível interceptar e replicar esse sinal emitido pela chave, e assim o carro não poderá ter suas portas abertas sem o consentimento do motorista.

 

Vale lembrar que o papel alumínio é um material altamente popular, facilmente encontrado em cozinhas. De acordo com uma pesquisa feita pela InfoPrice, uma empresa de tecnologia para o varejo, o preço do item varia entre R$ 3,49 e R$ 8,98. Assim, é possível prevenir seu veículo de eventuais roubos por uma quantia que não faz tanta falta em seu bolso.

Especialistas comentam do perigo

Pode parecer alarmismo se preocupar com as ondas eletromagnéticas emitidas pelas chaves de carro, no entanto, o furto de automóveis a partir delas têm se tornado cada vez mais comum. Isso porque cada vez mais esses aparelhos se tornam automáticos, ou seja, dependentes desses sinais emitidos.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra em 2016, apontou que esse tipo de tecnologia facilita a clonagem de chaves e por conseguinte o roubo de carros. Além disso, o trabalho apontou para a Volkswagen como a montadora mais suscetível a esse tipo de ação. Segundo o estudo, cerca de 100 milhões de carros vendidos pela marca de 1995 a 2026 podiam ser destravados desse modo.

 

Moshe Shlisel, CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber ​​Technologies, explicou o caso em termos mais simples em entrevista a BBC: "Estamos falando de uma forma de comunicação por ondas eletromagnéticas, como rádio ou televisão. Pense em uma música que é constantemente usada em uma rádio e uma fechadura que se abre ao ouvir essa música. Se eu conheço a música, posso abrir a fechadura".

Além disso, Shlisel também afirmou que esse tipo de crime tem se tornado cada vez mais comum, apesar de não existirem dados oficiais, e apontou até mesmo para a existência de tutorias no Youtube de como fazê-lo. Deste modo, o uso do papel alumínio se prova mais ainda uma solução prática e eficiente.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários