Picape elétrica anti-Toro estreia no Brasil como gerador de show de rock

Riddara RD6 compartilha plataforma com o Volvo EX30 e tem porte de Fiat Titano
Renan Rodrigues
Por
20.06.2024 às 15:55
Compartilhe:
Riddara RD6 compartilha plataforma com o Volvo EX30 e tem porte de Fiat Titano

A primeira picape elétrica com estrutura monobloco está prestes a estrear no Brasil. Estamos falando da Riddara RD6, ou Radar, como possivelmente você já ouviu falar. Trata-se de uma picape do grupo chinês Geely, responsável por marcas como Volvo, Zeekr e Lotus.

Como dissemos acima, a Riddara RD6 é uma picape monobloco, ou seja, sua estrutura é como a de um carro de passeio, é o mesmo que ocorre com Fiat Toro, Renault Oroch, Ram Rampage e Ford Maverick. Enquanto modelos como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e Fiat Titano são montadas sobre um chassi.

Você também pode se interessar por:

A picape chinesa fará sua primeira aparição pública durante o Dia Mundial do Rock na Pedreira Paulo Leminski. Duas unidades da Riddara servirão de geradores para o palco principal do Festival Crossroads.

Esse tipo de tecnologia é chamado de V2L - vehicle to load, que permite utilizar o carro elétrico como um grande gerador de energia. Já vimos os carros da BYD sendo usados como geradores em emergências, como nas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Como é a Riddara RD6

Começando pelo porte, a Riddara tem 5,26 metros de comprimento, o que a coloca ao lado de picapes como a Toyota Hilux e a Fiat Titano. Ela será a maior das picapes construídas com arquitetura monobloco. Complementando, a picape elétrica terá 1,90 m de largura, 1,83 m de altura e 3,12 m de entre-eixos.

Segundo a Quatro Rodas, as primeiras unidades a desembarcarem no Brasil utilizam apenas um motor traseiro com 272 cv e 39,71kgfm de torque. Há três opções de baterias: 63 kWh com 400 km de autonomia, 86 kWh com 500 km de autonomia e 100 kWh com 632 km de autonomia. As recargas podem ser feitas com potência de até 120 kW.

Outra opção para a Riddara é com tração nas quatro rodas. Dessa forma, há dois motores elétricos que somam 428 cv e 60 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 4,5 segundos contra 6,9 s da versão de tração traseira.

No interior, a picape se destaca pelas duas telas com 12,3 polegadas, uma para central multimídia e a outra para o painel de instrumentos. Na parte traseira, destaque para a possibilidade de levantar o assento para transporte de itens mais altos, além da saída de ar-condicionado.

A caçamba, que tem capacidade para 865 kg ou 1.200 litros, se destaca pela versatilidade, uma vez que possui quatro tomadas com diferentes padrões e, no uso da função V2L, pode alimentar até 5 ar-condicionados de uma vez. Na configuração de tração traseira a potência máxima é de 6,6 kW, enquanto a versão 4x4 suporta 21 kW.

Entre os itens de segurança, a Riddara RD6 tem seis airbags, alerta de ponto cego, ACC, aviso de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, aviso de colusão dianteira e traseira e reconhecimento de sinais de trânsito.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários