Picape sucessora da Renault Oroch com base do Kardian já tem data para estrear

Modelo é uma das promessas da montadora francesa para o mercado brasileiro
Vinicius Moreira
Por
23.08.2024 às 14:40
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Modelo é uma das promessas da montadora francesa para o mercado brasileiro

A chegada do Renault Kardian ao mercado brasileiro trouxe mais que um novo SUV compacto da marca francesa. O segredo está na base do modelo, a plataforma RGMP (sigla para Renault Group Modular Platform), a qual também vai equipar a nova picape da marca francesa que será lançada por aqui e em outros mercados sul-americanos.

Por falar em picape, ao site argentino Autotest, o presidente da Renault na Argentina, Pablo Sibilla, revelou que a montadora vai trazer novidades da picape. Além disso, o site confirmou que o novo modelo tem data marcada para chegar ao mercado argentino antes no fim deste ano.

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Para quem ainda não está familiarizado com a picape é porque ela ainda não tem um nome oficial. A fabricante francesa a chama de Niagara Concept por enquanto. A certeza é que ela será fabricada na Argentina.

Como será a nova picape da Renault?

Apresentada em outubro de 2023, a Niagara mostrou um visual futurista e arrojado. Suas formas dão o tom de que a Renault não pretende ser coadjuvante na realidade do segmento de picapes compactas e intermediárias.

A chave da nova picape da Renault está na base RGMP por conta das suas capacidades. Ela suporta veículos de 4 a 5 metros e com entre-eixos de 2,60 metros até 3 m, justamente modelos do segmento B (Kardian e Niagara) e até C (picapes médias).

A Niagara pode ser considerada a substituta da Renault Oroch nesse sentido. A picape intermediária tem 4,78 m de comprimento.

Mas a carta coringa da Renault está justamente na RGMP por sua capacidade de receber conjuntos híbridos e elétricos.

Vale lembrar que a Renault anunciou um investimento de 3 bilhões de euros de forma global para lançar oito novos veículos até 2027. Entre esses lançamentos, a montadora pretende que a cada três modelos um seja elétrico ou híbrido.

E, nesse contexto, a Niagara Concept foi apresentada com o conjunto chamado de E-Tech Hybrid 4x4. Composto por motor a combustão na dianteira, com pequeno motor elétrico de 48V para auxiliar a usina termina, combinado com motor elétrico na traseira que traciona.

Assim, a Niagara tem tração nas quatro rodas. A Renault ainda revelou que a picape pode rodar no modo 100% elétrico.

Esse conjunto híbrido já equipa o Renault Rafale, vendido em outros mercados fora do Brasil.

No SUV médio, o  E-Tech Hybrid 4x4 tem um motor turbo de 1.2 de três cilindros, que entrega 150 cavalos de potência e 23,45 kgfm de torque. Aliado ao trem de força, o Rafale tem outros três motores elétricos. Dois propulsores e um auxiliar, divididos assim:

  • No eixo dianteiro, o motor elétrico principal oferta 70 cv e 20,9 de torque;                             
  • O segundo motor elétrico principal conectado de forma permanente no eixo traseiro garante 136 cv e 19,8 kgfm de torque;
  • Por fim, há um motor de 34 cv e 5,09 kgfm de torque e auxilia no arranque, troca de marchas da transmissão automática e recarga da bateria.

Os dois motores elétricos principais são abastecidos por uma bateria de 22 KWh, enquanto o auxiliar. Esse conjunto oferta 300 cv combinados e até 100 km de autonomia somente no modo elétrico no ciclo WLTP.

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