Por que o Honda ZR-V 2025 não faz o mesmo sucesso de Compass e Corolla Cross?

SUV foi lançado no ano passado, mas o número de vendas está bem abaixo do esperado
LF
Por
06.08.2024 às 19:45
Compartilhe:
SUV foi lançado no ano passado, mas o número de vendas está bem abaixo do esperado

Em outubro de 2023, o Honda ZR-V foi lançado como a aposta da fabricante no mercado de SUVs médios, querendo brigar principalmente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, porém o modelo não conseguiu conquistar o consumidor brasileiro.

Para se ter uma noção do que estamos falando, segundo dados da Fenabrave, até o fim de julho de 2024, o SUV japonês conseguiu emplacar apenas 2.995 unidades, ficando na 47ª posição entre os mais vendidos, desconsiderando os comerciais leves, onde entram as picapes, por exemplo.

Você também pode se interessar por:

Alguns motivos explicam esse baixo número de vendas, a começar temos o preço, o Honda ZR-V é vendido em versão única chamada Touring, tabelada em R$ 214.500, o alto custo pode ter sido um tiro no pé da montadora. Como a Mobiauto já divulgou, em maio por exemplo, alguns concessionários ofertaram o SUV por R$ 199.990, na tentativa de desovar os estoques.

Um outro ponto importante desse baixo número de vendas está na sua motorização, o modelo conta com um motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, o qual não possui um mal desempenho. Contudo, a usina acaba devendo quando em comparação com o Honda HR-V Touring, por exemplo, com motor 1.5 turbo flex de 177 cv e 24,5 kgfm de torque.

Essa motorização única se dá pelo fato do modelo ser importado do México, sendo esse o único propulsor do SUV por lá. Olhando para a concorrência, temos o Corolla Cross também com motor 2.0 aspirado, a diferença é que o rival japonês possui motorização flex, além das configurações híbridas.

Apesar das dificuldades citadas acima, o SUV entrega algumas qualidades que poderiam resultar em um aumento no número de vendas, começando pelo seu espaço interno com excelente espaço para as pernas na fileira traseira, sendo inclusive um dos maiores da sua categoria.

Além do espaço generoso para as pernas, o novo ZR-V entrega um bom nível de conforto tanto no isolamento acústico quanto do nível de acabamento das portas e painel. Mas quando falamos de espaço nem tudo são flores pois o porta-malas do modelo possui apenas 389 litros, número equivalente a um SUV compacto.

Outro ponto é que a ideia da Honda era inserir o ZR-V no lugar do Honda Civic, que agora é importado da Tailândia. Ambos compartilham da mesma plataforma e, por isso, a montadora japonesa acreditava que o SUV seria bem aceito.

Por último, mas não menos importante, o SUV oferece boa tecnologia para todos os ocupantes, para o motorista, o modelo oferece o sistema Honda Sensign, um dos melhores do mercado em condução semiautônoma, outro ponto está nas seis entradas para carregamento de celulares, além do sistema de carregador por indução. Confira os principais itens de série do SUV abaixo:

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Travas elétricas
  • Vidros dianteiros elétricos com função "um toque" com antiesmagamento
  • Vidros traseiros elétricos
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Alavanca de seta com One-Touch
  • Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Desligamento automático dos faróis programável
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento
  • Espelhos no quebra sol com iluminação
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Duas portas USB tipo C dianteiras
  • Duas portas USB tipo C traseiras
  • Porta USB tipo A dianteira
  • Chave com sensor presencial
  • Partida do motor por botão
  • Banco traseiro bipartido (60/40)
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro sintético
  • Acabamento do volante em preto brilhante
  • Bancos em couro sintético com faixas centrais microperfuradas
  • Bancos com Estabilizador Corporal
  • Sistema de som com 8 Alto-falantes
  • Central multimídia de 9" com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (por cabo)
  • Volante multifuncional
  • Quadro de instrumentos parcialmente digital de 7"
  • Carregador de celular por indução
  • Modos de condução Eco e Sport
  • Sistema MyHonda Connect via aplicativo de celular
  • Teto Solar
  • Para-brisas acústico
  • Alarme
  • Frenagem autônoma de emergência (EBA)
  • Freio de estacionamento eletrônico Auto Hold
  • Controles de estabilidade e tração (VSA)
  • Assistente de partidas em Rampa (HSA)
  • Controle de velocidade em descida (HDC)
  • Oito airbags (frontais, laterais, de joelhos e de cortina)
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré com linhas dinâmicas
  • Alerta de pressão dos pneus (TPMS)
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Monitor de atenção do motorista
  • Honda LaneWatch - Câmera para redução de ponto cego
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com ajuste de velocidade
  • Frenagem de mitigação de colisão (CMBS)
  • Assistente ativo de permanência em faixa (LKAS)
  • Farol alto automático (AHB)
  • Faróis full-LED com DRL (luzes de rodagem diurna), acendimento integrado e ajuste manual de altura do facho
  • Lanternas traseiras em LED
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários