Peugeot 208 GTi 30th Anniversary foi série especial com motor de 208 cv
O Peugeot 205 GTi, lançado na Europa em 1984, foi o primeiro carro da marca francesa a ostentar a sigla que identifica o caráter esportivo de um dos hot hatches mais consagrados mundialmente. Trinta anos depois, em 2014, o 205 GTi foi homenageado por uma série especial da geração anterior do 208.
O Peugeot 208 GTi 30th Anniversary foi apresentado há dez anos no Salão de Paris com uma série de exclusividades no projeto que conferiram o título de primeiro compacto de produção em série da marca com mais de 200 cv de potência.
Vcoê também pode se interessar:
- Novo Peugeot 208 2025 terá nova cara e já tem data para estrear
- Novo Peugeot 208 é flagrado e mostra sua nova traseira
- Peugeot 208 Style 1.0 Turbo 2024: o que você deve saber antes de comprar
- Peugeot e-2008 x Peugeot 2008: qual a diferença entre as duas versões do SUV?
O que muda no Peugeot 208 GTi?
Como todo esportivo que se preze, o 208 GTi 30th Anniversary era equipado com uma suspensão recalibrada para favorecer a estabilidade. O conjunto foi rebaixado em 10 mm e teve as bitolas aumentadas em 22 mm na dianteira e 16 mm na traseira. Com esses ganhos em medidas, o hatch pode receber rodas de liga leve de 18 polegadas pintadas de preto fosco.
Os acabamentos cromados deram lugar a detalhes em preto fosco na grade frontal, nas molduras dos faróis e nos espelhos retrovisores, para reforçar o tom de esportividade. Na traseira, o hatch ganhou dupla saída de escape para amplificar o ronco do motor THP.
A pintura bicolor dá um aspecto único ao hatch esportivo cuja carroceria é dividida verticalmente a partir da coluna C, que delimita a tonalidade vermelha na parte traseira, enquanto o restante da carroceria é pintado de preto – o visual é inspirado no hatch médio 308 R.
Por dentro, o 208 GTi 30th Anniversary abusa novamente do vermelho nos cintos de segurança e nas costuras da Alcantara que reveste os bancos dianteiros em formato de concha desenvolvidos pela divisão de alto desempenho Peugeot Sport.
Uma placa numerada com a inscrição '208 GTi 30th' posicionada acima da luz de cortesia finaliza este modelo de aniversário de edição limitada.
Sob o capô, o hatch esportivo abrigava o conhecido motor THP 1.6 turbo, calibrado para entregar 208 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, conectado a um câmbio manual de seis velocidades. Com esse conjunto mecânico, o hatch acelerava de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
A direção do 208 GTi 30th Anniversary também foi recalibrada para oferecer respostas mais ágeis e diretas, que proporcionava uma tocada mais dinâmica.
A possibilidade de a Peugeot lançar uma versão apimentada do atual 208 é pequena, mas existe. Ariel Cucciniello, representante da engenharia da Stellantis, afirmou ao Motor 1 Argentina que o hatch seria capaz de receber o motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm se recebesse alterações na carroceria – mesmo propulsor dos Fiat Pulse e Fastback Abarth.
Por ora, o Peugeot é vendido no Brasil somente com os motores Firefly 1.0 aspirado de 77 cv e 1.0 turboflex de 130 cv.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.