Posso misturar etanol e gasolina no carro flex? Descubra

Depois de 21 anos de tecnologia, dúvidas ainda persistem na cabeça do consumidor brasileiro
FP
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01.03.2024 às 08:46 • Atualizado em 12.11.2024
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Depois de 21 anos de tecnologia, dúvidas ainda persistem na cabeça do consumidor brasileiro

Os primeiros carros flex foram lançados em 2003. A tecnologia, na época, foi um marco na indústria automotiva, pois o consumidor poderia escolher qual combustível usaria em seu carro. Até então, essa opção tinha que ser feita no momento na compra do veículo e, se arrependesse, a conversão sairia cara.

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Mas como tudo o que é novo, a tecnologia flex para carros trouxe junto muitas dúvidas. Uma delas é se é possível misturar os dois combustíveis ou usar somente um. É claro que também surgiram muitos mitos também. Então, para tranquilizar o motorista, a resposta é sim, você pode misturar etanol e gasolina em qualquer proporção.

Os carros flex foram projetados para usar os dois combustíveis, inclusive simultaneamente. A escolha fica por conta do motorista. Vale lembrar que essa escolha tem consequências. Se a gasolina por um lado é mais cara, o etanol aumenta o consumo do motor.

Há cálculos para saber qual combustível é mais vantajoso. O consenso geral é que o etanol deve custar até 70% do preço da gasolina, mas essa conta pode variar de carro para carro. O ideal é medir o consumo com cada um deles e fazer divisão do custo por quilômetro. Qual estiver mais acessível, só mandar abastecer.

Com os combustíveis no tanque, quem vai calcular a proporção de cada um é a sonda lambda, um sensor que fica no coletor de escape e que lê o que o motor está queimando. Com essa informação, a central eletrônica do veículo, que vai controlar o sistema de injeção eletrônica. Por causa disso, o recomendado é rodar um pouco com o carro após a troca de combustível, caso ela aconteça.

No começo dos carros flex, muita gente dizia também que o motor poderia se “viciar” em um combustível e que não seria indicado trocar depois de muito tempo. Mais um mito, afinal, repetindo, o motor foi projetado para usar tanto etanol quanto gasolina. Outro mito propagado era de que o primeiro abastecimento deveria ser feito com o derivado do petróleo, mas também não é verdade.

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