Quais os carros vendidos há mais tempo no Brasil

Saiba quais são os veículos que sobreviveram ao tempo e já atravessaram gerações
DR
Por
19.04.2024 às 13:45 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Saiba quais são os veículos que sobreviveram ao tempo e já atravessaram gerações

Em meio a tantos lançamentos de novos carros no mercado nacional, fica a sensação de que a indústria automotiva cada vez mais renega seu passado.

 Você pode se interessar por: 

Pode-se dizer que parte disso é verdade, seja por razões de mercado, mudança no gosto dos consumidores ou apenas estratégia das montadoras, modelos super tradicionais no mercado brasileiro como os Volkswagen Gol, Fox e Fiat Uno já foram aposentados, por exemplo.

 

No entanto, o Brasil ainda tem veículos que já estão há um tempo considerável em linha. É certo que estes passaram por mudanças consideráveis desde os seus lançamentos por aqui, mas isso não anula a história que atravessa gerações. Aliás, alguns deles já estão presentes aqui há mais de 30 anos.

Para você que se interessou nesses carros de longa data do mercado automotivo brasileiro, a Mobiauto separou uma lista dos carros vendidos há mais tempo no Brasil. Confira quais são eles abaixo:

1998 - Fiat Strada, Nissan Frontier e Mitsubishi L200

Pode-se dizer que 1998 foi o ano das picapes no Brasil, uma vez que marcou o lançamento de utilitários que não só perduram, mas fazem sucesso até hoje por aqui.

Fiat Strada

Soberana de vendas não só do mercado de picapes mas de todo mercado automotivo brasileiro, a Fiat Strada não encontrou seu sucesso à toa. Isso porque o veículo foi precursor de diversas inovações em seu segmento de picapes pequenas, como a adição de cabine dupla e estendida.

É de se lembrar que grande parte do sucesso do carro foi conquistado com sua longeva primeira geração, que perdurou desde seu lançamento até 2019. Desde lá, a Strada passou por diversas reestilizações e atualizações, com a última sendo em 2023. A nova linha trouxe um novo design e passou a oferecer opção de motor 1.0 turbo.

Nissan Frontier

Com uma nova geração especulada para chegar em um futuro próximo, a Nissan Frontier foi a sucessora da picape D21 e inicialmente chegou por importação independente, pois a marca chegou oficialmente aqui somente em 2000.

Desde então, a caminhonete se consolidou como um dos carros-chefes da empresa no Brasil, concorrendo com Toyota Hilux, Renault Oroch e Fiat Toro. A atual geração da caminhonete é ofertada em seis configurações desde sua última atualização em 2022.

Mitsubishi L200

O veículo que inaugurou a fábrica de Catalão (GO), onde são atualmente produzidos produtos da Suzuki e Mitsubishi, foi a Mitsubishi L200. Após os anos 2000, a montadora aplicou mudanças exclusivas para a versão brasileira da picape para tentar ganhar mais força em um mercado totalmente dominado por Ford Ranger e Chevrolet S10.

Vale lembrar que a L200 foi uma das primeiras picapes médias feita no Brasil a usar um motor turbodiesel. Desde seu lançamento, o veículo recebeu modificações visuais e mecânicas de modo a atender ao público brasileiro. Atualmente o utilitário é o principal carro da Mitsubishi aqui e encontra-se em sua quarta geração.

1995 - Chevrolet S10 e Kia Sportage

Chevrolet S10

Recentemente reestilizada, a Chevrolet S10 é uma figura de bastante história e tradição em meio às picapes de médio porte. Sua primeira geração trouxe logo de cara as opções de cabine estendida ou dupla e motor a gasolina ou a diesel.

Após liderar em vendas o segmento de utilitários de médio porte, hoje compete com a Toyota Hilux dentro do segmento. A nova geração da S10 oferece uma linha com quatro opções de configuração, todas equipadas com um motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm.

Kia Sportage

Talvez o produto de maior sucesso da Kia no Brasil, o Kia Sportage também é seu carro mais antigo por aqui. Vale lembrar que o veículo chegou aqui como um utilitário esportivo, oferecendo tração integral e motor a diesel.

Com as mudanças impostas em sua linha pelo tempo, o automóvel passou a ter uma proposta mais urbana e se posicionou mais perto do segmento dos SUVs urbanos. Hoje em dia está em sua quinta geração, com trem de força híbrido leve e design moderno, seguindo a linha da Kia nos últimos anos.

1994 - Ford Ranger

Apesar de ter sido lançada em 1994, a Ford Ranger chegou de fato ao Brasil em 1995, e a partir daí marcou seu nome na história do setor automotivo nacional. Nos anos 2000 passou por reestilização severa tentando acompanhar as tendências do mercado e da própria Ford.

Sua penúltima geração perdurou de 2012 até 2019, e pode-se dizer que foi uma das mais marcantes, com traços mais modernos e espaço interno maior, sendo parte do plano de globalização da Ford. Ganhou uma nova geração em 2023, onde ficou maior e passou a oferecer seis configurações.

1992 - Toyota Corolla, Hilux e Honda Civic

A história nos mostra que o ano de 1992 talvez tenha sido o ano mais importante da Toyota no mercado brasileiro, com o lançamento dos seus dois carros-chefes por aqui. Além disso, foi marcante para os sedans, pois fora o Corolla marcou a chegada do Honda Civic no Brasil.

Toyota Corolla

Um dos carros mais antigos ainda em linha não só no Brasil, mas em todo planeta, o Toyota Corolla carrega o título de automóvel mais vendido do mundo. O sedan foi um dos primeiros veículos da montadora japonesa a desembarcar em terras brasileiras, e foi o primeiro a ser produzido na fábrica de Indaiatuba (SP).

Por aqui, já está na sua quinta geração, com a última, lançada em 2023, sendo responsável por marcar o início da produção de híbridos-flex em território brasileiro. É incontestavelmente o soberano dos sedans médios Brasil e conta com uma linha de seis configurações diferentes.

Toyota Hilux

A Toyota Hilux é mais um dos atestados que nos anos 1990 foi a década das picapes médias, pelo menos no quesito de continuação do mercado. No Brasil, a picape já está na sua quarta geração, apresentada em 2015, e ao que tudo indica a certa demora para a renovação não está atrapalhando suas vendas.

Isso porque o veículo é o atual líder no segmento de utilitários médios no mercado brasileiro. O número de emplacamentos totais no Brasil, pelo menos segundo dados levantados em 2023, é de mais de 700 mil.

Honda Civic

Curioso e irônico, se o Corolla chegou em 1992, o Honda Civic ia chegar também. O sedan era vendido primeiramente por importação em sua quinta geração e passou a ter fabricação nacional em 1997 na fábrica de Sumaré (SP).

Um dos carros mais tradicionais do planeta, o Civic já está em sua sexta geração no Brasil (a 11ª globalmente), com o detalhe de que a sua última marcou o fim de sua produção por aqui, passando a ser importado. Deste modo, o sedan já não tem mais a mesma força de antes no mercado nacional e agora é vendido em apenas duas versões, o sedan híbrido e o esportivo Type R.

1982 - Volkswagen Saveiro

Vendida há exatos 42 anos no Brasil, a picape Volkswagen Saveiro é definitivamente um dos rostos da marca alemã no mercado brasileiro. O veículo é o segundo há mais tempo em produção nacional, e foi lançado como resposta aos utilitários Fiorino e Pampa, de Fiat e Ford.

Da sua chegada ao mercado até 2002, reinou por aqui, sendo a picape mais vendida desse período, até perder seu posto para o Fiat Strada. Atualmente segue fazendo com bons números e tem sucesso dentro de seu segmento, mas se mantém em um segundo lugar mais perto de Fiat Toro e Toyota Hilux do que da imbatível Strada.

 

Sua última atualização ocorreu em 2023, onde passou por reestilização de seu visual. Sua motorização 1.6 16V continua a mesma e entrega 16 cv e 16,1 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Vale ressaltar que o propulsor em questão é ofertado para todas as variantes de sua nova linha.

1977 - Fiat Fiorino

O posto de veículo vendido há mais tempo no Brasil é o Fiat Fiorino. Com produções iniciadas no Brasil na fábrica de Betim (MG), o famoso furgão tinha o Fiat 147 como base e foi lançado há 47 anos.

Antes do surgimento da Fiat Strada chegou até mesmo a ganhar uma versão picape em 1988 (já derivada do Fiat Uno) para fazer frente à soberana, pelo menos à época, Volkswagen Saveiro. Com o avanço do tempo passou a receber traços do Uno e a integrar sua família. Sua última geração foi lançada em 2013, desde então passou por pequenas alterações motoras e de design.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários