RAM 1500 terá truque de Nissan Kicks para ser elétrica no Brasil

Marca estuda venda de versão elétrica e também de picape com autonomia estendida
Renan Rodrigues
Por
02.08.2024 às 10:00
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Marca estuda venda de versão elétrica e também de picape com autonomia estendida

A RAM 1500 é o maior sucesso da marca. No entanto, as novas regras de emissões e a necessidade de eletrificação causam certa apreensão nos fãs do modelo. Afinal, eletrificação no segmento de picapes é um tema delicado.

Há poucas soluções apresentadas até o momento. As principais marcas investem em criar uma versão elétrica de seus maiores sucesso, mas a RAM quer ir além, inclusive no Brasil. Para isso, estuda trazer ao nosso mercado um elétrico que usa gasolina.

Pode parecer confuso, mas se trata de um elétrico da categoria de EREV, ou seja, Extended Range Electric Vehicle, portanto, um veículo elétrico de autonomia estendida, em tradução livre.

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Para ser classificado dessa forma, o veículo precisa usar um motor a combustão para gerar energia para baterias e motores elétricos. Um sistema similar a este é o do Nissan Kicks e-Power, que chegou a ser cogitado no Brasil, mas nunca foi de fato vendido por aqui.

Segundo Vitor Bohnenberger, diretor da RAM, essa solução faria mais sentido para os principais clientes da marca, localizados especialmente no Centro Oeste do país. Afinal, esse tipo de veículo até pode receber recarga externa, mas não é a única forma de carregar as baterias.

Qual a motorização da RAM 1500 EREV?

A configuração é chamada de RAM Ramcharger e se destaca pela manutenção do motor 3.6 V6 Pentastar, mas, como dissemos, ele funciona apenas como gerador para as baterias de 92 kWh, que é usado por um sistema de tração integral com dois motores: um dianteiro com 239 cv e outro traseiro com 323 cv. Somados, entregam 663 cv e 84,9 kgfm de torque.

Se esses números não te impressionam, o 0 a 100 km/h é feito na casa dos 4,5 segundos. Enquanto a autonomia total é de 1.100 km, muito acima das picapes elétricas convencionais. Além disso, a Ramcharger é capaz de carregar 1.191 kg e rebocar 6.350 kg.

Elétrica tradicional também em estudo

Para os grandes centros, como São Paulo, a RAM estuda vender a 1500 REV. A picape está programada para chegar ao mercado dos Estados Unidos no final de 2024. Segundo a fabricante, o motor elétrico rende 645 cv e 85,7 kgfm de torque, o que garante 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

Incrivelmente, a versão elétrica é capaz de levar ainda mais carga, já que carrega 1.224 kg em sua caçamba. A capacidade de reboque é a mesma, ou seja, 6.350 kg. Outra vantagem está no porta-malas dianteiro que leva 425 litros.

No interior, as duas picapes misturam metal, couro e até fibra de carbono. Há um novo painel digital de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia tem até 14,5 polegadas. Caso cheguem ao Brasil, devem desembarcar no final do próximo ano, já que antes disso teremos a nova RAM 1500.

Nova geração da RAM 1500

Por fim, além das variantes elétricas, a RAM 1500 de nova geração também chegará ao Brasil. A picape, que já foi vista em testes por aqui, trocará o motor V8 por um seis cilindros em linha. A nova geração será vendida no Brasil a partir do final de 2024.

A nova linha 1500 da Ram vem equipada com motor 3.0 biturbo que rende 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque ou 547 cv de potência e 72 kgfm de torque, conforme a configuração.

Como a Ram 1500 é importada, o clássico motor Hemi V8 já não atende das novas normas de emissões nos Estados Unidos. Com isso, a produção da picape por aqui não está nos planos da Stellantis, detentora da Ram.

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