Renault Kardian não terá versão manual no Brasil (mas só por enquanto)
Nesta semana foi anunciada a pré-venda do novo Renault Kardian 2025, que será vendido inicialmente em três versões: Evolution Turbo TCe, Techno Turbo TCe e a Premiere Edition Turbo TCe. Em comum, todas essas opções virão equipadas com câmbio automatizado de dupla embreagem EDC, mas o pequeno SUV também contará com uma versão manual, que foi confirmada discretamente pela marca durante o lançamento da pré-venda do modelo.
Durante a sessão de perguntas e respostas para jornalistas, a Renault foi questionada sobre a versão com câmbio manual do Kardian. O responsável por responder tal pergunta foi Aldo Costa, Diretor de Marketing da Renault Brasil, que acabou iniciando sua frase com um hesitante “sim”, falando que o SUV realmente terá a opção, mas no meio do caminho voltou os holofotes para as três versões automáticas do Kardian e que elas eram as versões que serão trabalhadas no momento de lançamento oficial do SUV compacto, a ser realizado dia 20 de março.
Você também pode se interessar por:
- Renault Kardian 2025 chega mais caro que Fiat Pulse; veja preços e versões
- Renault Kardian: 8 sacadas contra o VW Nivus que dão inveja até ao T-Cross
- Fiat Pulse 2025 terá tapa no visual para estrear motor híbrido flex
- 20 carros mais econômicos vendidos no Brasil em 2024
Kardian de entrada com câmbio manual
O novo Kardian de entrada foi flagrado neste ano conforme mostramos nessapublicação em janeiro, mas até então apostávamos que a variante básica se chamaria Evolution. No entanto, a Renault aplicou esse nome na configuração inicial com motor turbo e automática, batizada de Kardian Evolution Turbo TCe EDC, que será vendida por R$ 112.790.
A questão é que tal versão é mais equipada e diferente daquelas fotos do carro flagrado no mês passado, que certamente se trata da versão realmente mais básica do inédito SUV da Renault. Visualmente a nova variante ficará marcada por rodas aro 16 com calotas e para-choques sem pintura, ou seja, com plásticos pretos aparentes na seção inferior da peça e nas molduras dos para-lamas.
O mais provável é que a novidade será chamada de Kardian Evolution TCe, mas aqui com câmbio manual. Porém, nada impede a marca francesa de usar uma nova assinatura para a configuração mais básica – ou deixa-la sem nome, como a Jeep faz com o Renegade mais simples.
O interessante vai ser o resultado da combinação do câmbio manual ao motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta, cuja potência máxima com etanol fica em 122 cv. O torque fica em 22,4 kgfm, sendo, portanto, o maior do segmento ao superar os 20,4 kgfm do 1.0 turbo do Fiat Pulse e VW Nivus – que só trabalham com transmissão automática nas motorizações turbo.
Equipamentos
Espera-se que o novo Kardian Evolution 1.0 turbo manual tenha um bom pacote de equipamentos. Assim pode esperar um nível próximo ao da versão automática que tem 6 airbags (frontal, lateral e de cortina), piloto automático, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, faróis full-LED, sistema start-stop e ar-condicionado digital automático, só para citar os principais.
O lançamento do novo Kardian ocorre dia 20 de março em suas três primeiras versões com a transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, sem contar com versão manual, mas só por enquanto. O esperado é que a novidade com câmbio manual, não prevista inicialmente nos planos da marca, rode mais algum tempo em testes e seja lançada ainda no primeiro semestre.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.