Super trem que viaja a 1200 km/h iria de SP ao Rio em menos de 30 minutos
Conforme a sociedade foi evoluindo, as distâncias entre lugares diminuíram. Obviamente não a distância física, mas sim o tempo para se deslocar de um lugar a outro. A maior prova disso são as viagens internacionais, Pedro Alvares Cabral e sua tripulação demoravam cerca de um mês para viagens entre Brasil e Portugal, que hoje pode ser realizada em apenas 9 horas.
Além da criação dos aviões, que colaboraram para tudo isso acontecer, os trens podem ser considerados fundamentais nesse papel. O transporte por ferrovia evoluiu muito, especialmente em âmbito global, ampliando sua velocidade, utilidade, ecologia e capacidade de carga. Para se ter uma noção, em somente um dia, nas linhas férreas da cidade de São Paulo, circulam cerca de 3 milhões de pessoas.
Atualmente o trem mais rápido do mundo se chama Maglve e atinge 430 km/h e fica localizado em Xangai, a linha possui 30,5 km de extensão. Seu ponto de partida é a Estação Longyang Road da Linha 2 do Metrô e termina no Aeroporto Internacional Pudong de Xangai, com uma velocidade média de 251 km/h.
Você pode se interessar por:
- Novo avião supersônico voa a 4.000 km/h e vai dos EUA ao Japão em 1 hora
- Lamborghini Huracán Sterrato, o CrossFox distópico de luxo
- A febre dos carros nucleares que prometiam até 8.000 km de autonomia sem poluir
- Entenda os 5 níveis de condução autônoma de um carro
No entanto, uma empresa canadense quer superar esse número, e por muito. A Transpod anunciou a criação de um trem que consegue atingir 1200 km/h e ligará as cidades de Calgary e Edmont. Ele será batizado de Fluxjet.
A velocidade do turbo trem surpreende, pois além de ser três vezes mais rápido que o Maglev, ele é mais rápido que aviões a jato, que são capazes de chegar a no máximo 1000 km/h.
A viagem ao todo dura 45 minutos, se preferir ir de carro, o motorista levará quase três horas, enquanto de ônibus são necessárias pouco mais de quatro horas. Cada vagão do Fluxjet transportará cerca de 54 passageiros, com espaço para duas cadeiras de rodas, e quatro bagageiros no total.
A sacada por trás do Fluxjet envolve um sistema de flotação magnética utilizando tubos de baixa pressão, isso dentro das cidades, pois fora delas o sistema utiliza levitação magnética, algo que não é recomendado em ambientes urbanos.
A ideia da Transpod é que o Fluxjet é utilizar energias renováveis, evitando a emissão de carbono. Considerando a quantidade de passageiros, cerca de 636 mil toneladas de CO² serão economizadas com o projeto.
Claro que, com tanta tecnologia o investimento não seria barato, ao todo serão gastos US$ 18 bilhões (R$ 90 bilhões na conversão direta). Cerca de 140 mil empregos serão criados pela empresa canadense para a construção do projeto
Jornalista Automotivo