Toyota Corolla Limo: sedan teve versão pé de boi à lá Gol e movido a GNV
O Toyota Corolla sem dúvidas é um dos carros de maior sucesso comercializado no Brasil e obviamente no mundo, já que o sedan e seus derivados emplacam muito bem em diversos mercados. Junto dessa fama temos ainda algumas curiosidades acerca do sedan, que já teve até uma versão pé de boi comercializada em países do sudeste asiático.
Batizado de Toyota Corolla Limo, essa configuração acabou sendo destinada a atender frota de táxi de diversos países da região, como Filipinas, Tailândia e Vietnã. No entanto, o tal do Toyota Limo pode ser baseado em dois modelos: o Toyota Vios, uma espécie de Yaris comercializado na região, ou mesmo o sedan Corolla Limo – este vendido exclusivamente na Tailândia.
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São poucas imagens disponíveis do sedan, mas o chamado Toyota Corolla Limo foi comercializado na Tailândia pela marca japonesa para atender principalmente taxistas, sendo oferecido em duas fases: E120 de 2003, o famosa Corolla “Brad”, bem como o modelo seguinte, o E140 (2008), que era uma geração à frente e com desenho mais evolutivo.
O mais interessante de tudo é que a configuração pé de boi do Corolla tinha uma aparência simplória para atender as frotas de táxi. A mais marca, sem dúvidas, era os para-choques sem qualquer tipo de pintura, bem ao estilo dos hatches populares vendidos no Brasil até o começo dos anos 2000, como o próprio VW Gol. É um visual um tanto curioso para um sedan médio que à época brigava numa faixa de preço mais elevada com o Civic no mercado brasileiro.
As rodas de ferro de 15 polegadas ajudam para deixar o estilo do Corolla ainda mais espartano, mas nem por isso o modelo deixa de trazer alguns equipamentos interessantes para garantir o conforto de quem está a bordo. Trazia ar-condicionado de duas zonas manual, bancos de vinil cinza e rádio toca-fitas, além de volante com assistência elétrica. Dispensava conta-giros no painel e o sistema de freios com ABS e EBD.
Debaixo do capô o Corolla vendido na Tailândia não era oferecido com o motor 1.8 VVTi flex do modelo brasileiro, que entrega até 136 cv e 17,5 kgfm de torque e que trabalhava com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.
A configuração para o país do sudeste asiático trazia um propulsor mais simples, um 1.6 DOHC da família 3ZZ-FE (já no modelo E140 das imagens) a gasolina que rendia 111 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.400 rpm, que podia trabalhar com a mesma transmissão do modelo nacional. O mais interessante é que o modelo, conhecido como Toyota Corolla Limo CNG, contava com sistema a gás natural de fábrica, cujo cilindro que ficava alocado no porta-malas tinha capacidade de 75 litros.
Por fim, o Corolla Limo voltado para frotas de táxi contava com uma nova calibração na suspensão dianteira e traseira, que tinha um ajuste mais macio do que o modelo original, assim o sedan oferecia para os passageiros uma viagem mais confortável.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.