Três provas de que o canhoto sofre mais ao dirigir um carro

Trocar a marcha ou manusear a central multimídia pode ser mais difícil do que você imagina para alguém que usa predominantemente a mão esquerda
Camila Torres
Por
13.08.2021 às 18:21 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Trocar a marcha ou manusear a central multimídia pode ser mais difícil do que você imagina para alguém que usa predominantemente a mão esquerda

Em 13 de agosto se comemora o Dia do Canhoto. Para homenagear as pessoas cuja mão dominante é a esquerda, o que inclui esta jornalista que vos escreve, citaremos três provas de que o canhoto sofre mais ao dirigir em países nos quais o volante fica do lado esquerdo do veículo.

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que a “culpa” de todo o sofrimento é de Napoleão Bonaparte. Graças a ele, a direção na maioria dos países obedece a chamada mão francesa, fazendo com que os canhotos sofram um pouquinho mais que os destros. Afinal, outras funcionalidades como câmbio ficam à direita do condutor. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O mais curioso é que Napoleão também era canhoto. E antes que as dúvidas comecem, já esclarecemos que ele não colocou a direção do lado esquerdo por achar que seria mais fácil de dirigir. Em sua época, aliás, sequer existiam veículos motorizados.

Trocar a marcha ou manusear a central multimídia pode ser mais difícil do que você imagina para alguém que usa predominantemente a mão esquerda

Então, qual é o motivo? Vamos consultar a História. No final do século XVIII, cavaleiros e cocheiros britânicos viajavam do lado esquerdo das estradas, pois como a maioria era destra, a espada logicamente ficava do lado direito. Sendo assim, se sofressem um ataque pelo lado direito, teriam mais chances de reagir. 

Já se viajassem do lado direito, poderiam ser atacados pelo lado esquerdo, o que os deixaria em uma posição mais vulnerável. 

Leia também: Os perrengues de viajar de carro elétrico em um Brasil sem infraestrutura

Ainda há outra explicação que parece menos convincente, de que os cavaleiros trafegavam pelo lado esquerdo para não acertarem algum pedestre na calçada quando açoitassem seus animais, pois eles também faziam isso com a mão direita. 

Aplicando a lógica a Napoleão, que era canhoto, seria necessário inverter os lados. E cavaleiros e cocheiros teriam passado, assim, a trafegar do lado direito em territórios dominados pelos franceses.

Talvez não tenha sido explicado que o motivo era que Bonaparte empunhava a espada com a mão esquerda. Analisando a História, acho que Napoleão não era muito de dar explicações. Sendo assim, seus súditos devem apenas ter seguido a ordem sem fazer muitos questionamentos, os franceses e boa parte do mundo. 

Leia também: O que acontece se pararmos em uma praça de pedágio sem dinheiro?

Assim nasceu a mão francesa/mão de Napoleão, que acabou aplicada no trânsito brasileiro. O problema é que ele não cogitou que um dia seria mais importante dirigir do que desembainhar uma espada.

Como a mão francesa se estabeleceu no resto do mundo?

Países como Portugal, Espanha e Holanda foram dominados por Napoleão em algum momento da História. Logo, tiveram que seguir as regras. Esses mesmos países foram responsáveis por colonizar boa parte da América e do mundo. O sistema só foi sendo passado adiante.

Os Estados Unidos, apesar de terem sido colonizados pelo Reino Unido, adotaram o volante do lado esquerdo. O país também foi um dos pioneiros na produção em massa de veículos. Logo, ao importar carros dos EUA, outros países iam na mesma direção. 

Leia também: Argentino cria picape movida a lixo com autonomia de 1.000 km

Três provas de que dirigir é mais difícil para o canhoto

Quem vos escreveu até aqui é uma canhota, nascida em um lar onde todos são canhotos. Como se pode perceber, tenho um pouco de experiência e conhecimento sobre o assunto. 

Mas, antes mesmo de sofrer dirigindo, já sofria as particularidades de ser canhota na escola, como por exemplo ao manusear a tesoura. Na minha época, ninguém contou que existia tesoura para canhoto. Minha mão estava sempre marcada de tinta de caneta ou do arame do caderno, e eu ainda tinha que ouvir que era engraçada minha posição de escrever. 

Leia também: Carro automático ganha ainda mais espaço no Brasil com pandemia

É verdade que tudo é questão de adaptação. Até prefiro usar a carteira dos destros à dos canhotos. Acontece que, quando se vive em mundo que a maioria é destra, você aprende a fazer muitas coisas com as duas mãos, mesmo que seja canhoto. Isso não quer dizer que a gente não passe por uns perrengues.

Se você é destro, talvez fique surpreso em saber que algumas coisas listadas abaixo tornam o processo de dirigir um pouco mais difícil para gente, os canhotos. Vamos a elas:

1) Câmbio

Trocar a marcha ou manusear a central multimídia pode ser mais difícil do que você imagina para alguém que usa predominantemente a mão esquerda

Depois de um tempo o cérebro se acostuma, mas acredito que, se tivesse aprendido a trocar as marchas com a mão esquerda, teria aprendido de primeira com muito mais facilidade.

Parece bobo, e você deve estar pensando que, já que usamos as duas mãos para fazermos tantas coisas, não deveria ser difícil movimentar a manopla de câmbio de um carro só com a mão direita, não é verdade? 

A questão é o movimento mais importante estar sendo executado pela sua mão não dominante. Se você é destro e tiver a experiência de guiar um carro em Londres, vai entender muito bem o que eu estou falando.

Leia também: Qual câmbio é melhor para você: manual, automático ou automatizado?

2)  Freio de estacionamento manual 

Os populares “freios de mão” vêm evoluindo a passos largos para freios de estacionamento eletrônicos, acionados de maneira prática e leve através de uma tecla no console central. Ainda temos casos curiosos como o “freio de pé” do Toyota Corolla Cross, mas isso é tema para outro artigo. 

Agora, se o freio em questão for pela boa e velha alavanca, vai puxar o de um carro que tem mais anos nas costas para ver como pesa! É questão de instinto: automaticamente o cérebro dá o comando para usarmos a mão dominante quando precisamos fazer força. 

Pode parecer absurdo, mas, quando comecei a dirigir, sem perceber eu já estava puxando o freio de estacionamento com a mão esquerda. Mas já passei dessa fase. Amém!

3) Central multimídia 

Aqui entra a coordenação motora. Os sistemas multimídia estão cada vez mais tecnológicos, com mais funções e tela tátil, que nos obriga a deslizar, apertar ou pinçar as funções diretamente nos visores touchscreen, que por sinal estão cada vez maiores.

Se já é difícil para o destro selecionar a funcionalidade desejada enquanto dirige, imagine para um canhoto. O carro mal passa em qualquer buraquinho e a gente já erra a mão. 

Leia também: Chevrolet Onix volta a ser produzido após 5 meses custando até R$ 100.000

Não acredita que pode ser tão complicado assim? Se nós não conseguimos escrever, desenhar ou até mesmo segurar o garfo usando qualquer uma das mãos com a mesma aptidão, por que conseguiríamos o mesmo com a central multimídia? 

É claro que, com o tempo, vem a adaptação. A maioria de nós usa o mouse com a mão direita. Os botões que realmente importam no controle do videogame também ficam do lado direito. E nós já até nos acostumamos a estender a mão direita para cumprimentar.

Países onde os canhotos podem se mudar para dirigir do “lado certo”

Trocar a marcha ou manusear a central multimídia pode ser mais difícil do que você imagina para alguém que usa predominantemente a mão esquerda

Brincadeira. Não existe lado certo ou errado. Os países listados abaixo são aqueles com a chamada “mão inglesa”, em que o volante fica do lado direito (e todos os comandos que importam, do lado esquerdo do condutor, o oposto do que temos no Brasil).

Olhando bem as opções, temos alguns países legais aqui na América mesmo. Acho que vale cogitar uma viagem para experimentar no trânsito nesses locais, como destro, o que os canhotos sentem todos os dias nas ruas brasileiras.

Leia também: 7 tecnologias de carros novos que são mais velhas do que se imagina

América

● Bahamas

● Barbados

● Granada

● Ilhas Cayman

● Ilhas Virgens Americanas

● Ilhas Virgens Britânicas

● Jamaica

● Santa Lúcia

● Trinidad e Tobago

● Guiana

● Ilhas Malvinas 

● Suriname

Europa

● Chipre

● Irlanda

● Malta

● Reino Unido

Leia também: O gigantesco cemitério chinês de carros elétricos para compartilhamento

África 

● África do Sul

● Comores

● Malauí

● Moçambique

● Namíbia

● Quênia

● Suazilândia

● Tanzânia

● Zimbábue

● Uganda

● Ilhas Maurício

Ásia

● Brunei

● Butão

● Singapura

● Índia

● Indonésia

● Japão

● Malásia

● Maldivas

● Nepal

● Paquistão

● Tailândia

● Timor-Leste

Oceania

● Austrália

● Ilhas Salomão

● Nova Zelândia

● Papua-Nova Guiné

Você também pode se interessar por:

Este carro elétrico pode ser montado em casa como Lego em menos de 1 hora
“Elon Musk chinês” quer criar grife de carros elétricos maior que a Tesla
Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla
Motor universal faz qualquer carro virar elétrico pelo preço de um Kwid

Comentários