Volare lança micro-ônibus elétrico a etanol com motor 1.0 turbo do Kardian

Modelo lançado pela Volare, divisão da Marcopolo, atua de forma diferente com o motor a combustão
Vinicius Moreira
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11.08.2024 às 10:54
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Modelo lançado pela Volare, divisão da Marcopolo, atua de forma diferente com o motor a combustão

O carro elétrico movido somente a etanol já existe no Brasil, mas não em um carro de passeio. A Marcopolo acaba de apresentar por meio da sua divisão Volare o micro-ônibus Attack 9 HVE.

O modelo desenvolvido com a Horse e Weg é fabricado no Brasil e tem o primeiro micro-ônibus com sistema híbrido do país. Como se isso já bastasse, o Attack 9 ainda traz um conjunto elétrico que basicamente usa o etanol para funcionar.

Isso porque o conjunto elétrico não precisa de recarga externa e é tracionado exclusivamente pelo motor elétrico.

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Em dimensões, o Attack 9 tem 8,45 metros de comprimento, 2,32 m de largura, 2,91 m de altura e capacidade para 32 lugares.

O motor a combustão é o 1.0 turbo de três cilindros, produzido pela Horse, a divisão da Renault e da Geely, que fornece motores para a marca francesa. É exatamente o mesmo bloco utilizado pelo Renault Kardian, ou seja, um 1.0 turbo de três cilindros. No entanto, há calibrações diferentes, já que no SUV o motor rende 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, enquanto no micro-ônibus são 115 cv.

Já os motores elétricos funcionam de formas distintas. O primeiro traciona o micro-ônibus, feito pela brasileira WEG. Esse propulsor rende 100 cv de potência e 50,17 kgfm de torque.

Já o segundo, também da WEG, trabalha como gerador, assim como a usina a combustão. Dessa forma, o motor térmico fornece energia mecânica para um conversor que transforma em energia elétrica e alimenta as baterias de LFP com 120 KWh usadas pelo motor de tração e o motor elétrico gerador de 12V.

A transmissão é automatizada de quatro velocidades e o micro-ônibus possui um tanque com capacidade para 200 litros de etanol, o que segundo a marca pode fornecer uma autonomia total de até 450 km, o que significa um consumo de 2,5 km/l. No entanto, há a vantagem do ciclo do etanol ser considerado carbono zero.

O motor HR10 a combustão produzido pela Horse também é flex, ou seja, pode receber ser configurado para receber outro combustível como a gasolina.

A ideia da Volare é que o Attack 9 de produção nacional tenha sua montagem iniciada a partir de 2026.

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