Volkswagen ID Buzz: 5 curiosidades da Volkswagen Kombi elétrica
A Volkswagen ID.Buzz, ou melhor dizendo, a Kombi elétrica, foi anunciada para o mercado brasileiro no ano passado. Inclusive, chegou se envolvendo em uma polêmica a respeito de sua propaganda graças ao uso da imagem da cantora Elis Regina.
No entanto, apesar desse percalço, a ID.Buzz nunca esteve à venda no Brasil. A nostálgica Kombi só pode ser alugada. As mensalidades partem de R$ 13 mil por mês, mas podem ficar mais caras dependendo da franquia, tempo de contrato e se a van será blindada ou não.
Você também pode se interessar por:
- VW Kombi x Kombi elétrica: ID.Buzz tem todo o carisma da velha senhora?
- VW ID.2 é cheio de truques à lá Honda Fit e carrega 72 garrafas escondidas
- Fusca Inch Pincher era capaz de desafiar os esportivos com motor V8
- Esta é a coleção mais fantástica de Puma, Gurgel e outros fora de série
Fato é que por onde passou, a Kombi, quer dizer, a ID.Buzz despertou curiosidade e trouxe o sentimento de nostalgia nas pessoas, obviamente graças a longa história da Kombi original no Brasil.
Confira agora algumas curiosidades
Kombi mais potente do Brasil
Se a antiga Kombi no máximo contou com 80 cv no seu final de vida, graças ao motor 1.4 flex, a ID.Buzz representa um salto imenso, uma vez que o conjunto elétrico entrega 207 cv. Claro que isso se deve ao avanço da tecnologia e adoção de um motor elétrico.
Portas corrediças duplas
Enquanto a antiga Kombi tinha apenas uma das portas corrediças, a ID.Buzz possui esse tipo de porta dos dois lados da carroceria. Além disso, abertura e fechamento são elétricos, podendo ser feito na chave ou por botões na cabine e na própria porta.
Easter eggs e cooler removível
Além da nostalgia, a ID.Buzz possui diversos easter eggs. O mais famoso deles está nos pedais, que possuem o sinal de pause para o freio e play para o acelerador. Há ainda diversas representações do design da ID.Buzz pela carroceria, além de itens que remente aos carros da VW nos anos 1930.
No entanto, o que mais chama atenção desses detalhes inesperados é o console central. Além de ter o desenho de um mapa-múndi na parte interna, ele ainda é removível e pode ser usado como um cooler.
Adaptação de nome alemão
Você certamente conhece a Kombi, mas sabe de onde vem seu nome? Durante o lançamento da Volkswagen Transporter T1, a marca alemã a descreveu como ‘’Kombinationsfahrzeug’, que significa veículo de usos combinados ou veículo de carga e passageiros, em tradução livre do alemão.
Obviamente o brasileiro não iria usar o termo alemão e acabou adotando o começo da palavra para chamar a Velha Senhora por aqui. Já ID.Buzz é a mistura da identidade elétrica da marca, o ID, com Buzz que significa “Bus”, ou veículo de transporte além dos compactos convencionais.
Aluguel de poucos
Se o preço não for um impeditivo para que você alugue uma ID.Buzz, a quantidade certamente será. Foram anunciadas apenas 70 unidades para o mercado brasileiro. A decisão foi tomada para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.