Volvo C40 é SUV cupê elétrico com base do XC40 que resgata aura do C30
Um carro da Volvo com traseira inclinada e laterais do vidro margeadas por lanternas verticalmente prolongadas. Poderíamos estar falando dos extintos hatches C30 e V40, mas não: desta vez, é o C40 Recharge, que faz uma espécie de releitura desse padrão estético na forma de um SUV cupê elétrico, mais condizente com os gostos dos anos 2020.
Concebido desde o princípio como um modelo exclusivamente movido a eletricidade, o C40 Recharge entra em pré-venda no Brasil nesta terça-feira (8), em versão única de acabamento, por R$ 419.950. Serão 200 unidades disponíveis neste primeiro lote, com entrega prevista para o final de março. Depois disso, já se prepare, porque o preço deve subir.
Irmão de sangue do XC40
Derivado da plataforma CMA (Compact Modular Architecture) do XC40, o C40 herda do irmão diversos componentes, tendo inclusive uma identidade visual muito parecida. Compartilha, inclusive, a motorização 100% elétrica dotada de dois propulsores com 204 cv de potência cada, totalizando 408 cv e 67,3 kgfm de torque combinados.
A diferença mais óbvia está na traseira, que no C40 possui um caimento estilo cupê. Curioso é que isso lhe confere apenas 1,5 cm a mais de comprimento (totalizando 4.440 mm), mas gera uma redução de quase 40 litros no volume do porta-malas, de 452 para 413 l.
Por não possuir barras longitudinais de teto, o novato é quase 6 cm mais baixo (1.591 mm de altura), mas a largura (1.873 mm) e o entre-eixos (2.702 mm) são praticamente os mesmos. Sua dianteira, apesar de parecida, é exclusiva e não tão musculosa quanto a do XC40, com caimento mais suave do capô e grade menos proeminente.
Tomada de ar? Só na base do para-choque: o contorno na parte superior é meramente ilustrativo e reforça que se trata de um veículo 100% elétrico. As rodas de liga leve aro 20 com caráter aerodinâmico também são inéditas. Os faróis com LED pixels são outro componente que faz sua estreia no SUV cupê.
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Aceleração e autonomia
O C40 traz um conjunto de baterias tem 78 kWh de capacidade bruta e 75 kWh líquidos, postado no assoalho. A autonomia declarada é de 418 km no ciclo WLTP (europeu) e 364 km no EPA (americano). Porém, segundo a Volvo, o alcance poderá ser ampliado no futuro através de atualizações e otimizações dos sistemas eletrônicos via “nuvem”.
A recarga de 80% da energia em um posto ultrarrápido de 100 kW ocorre em 40 minutos. Em wallbox de 11 kW, são necessárias mais de 8h para “completar o tanque”. Já numa tomada convencional de 220 Volts, o processo pode levar de 12 a 24 horas.
Com todo esse conjunto, o SUV cupê possui tração nas quatro rodas e promete ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, mesmo pesando 2,2 toneladas (fruto dos módulos de bateria). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.
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Sem couro animal
Por dentro, enxerga-se muito do próprio XC40 no painel do C40, como o volante, o quadro de instrumentos 100% digital de 12,3” e as saídas de ar verticais.Porém, sua central multimídia estilo tablet de 9” possui um sistema operacional mais moderno, desenvolvido em parceria com o Google.
Além disso, o couro usado nos revestimentos não é de origem animal. Há muitos elementos em preto brilhante e aço escovado no interior, e todo o assoalho é acarpetado. Destaque para a manopla de câmbio tipo joystick (copiada por SUVs nacionais da Caoa Chery) com miolo vazado, e para os bancos dianteiros finíssimos, mas ainda assim muito confortáveis.
A cabine traz três opções de acabamento: couro sintético todo preto e carpete preto; couro sintético com alcantara e carpete pretos; couro sintético com alcantara pretos e carpete azul. Já as pinturas externas são sete, incluindo o Azul Fjord, cor de lançamento. Fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas, muito comuns na Suécia, terra da Volvo.
Na parte de segurança, são sete airbags, assistentes autônomos de frenagem e manutenção de faixa, alerta de ponto cego, mitigação de colisão frontal e traseira, proteção contra impactos laterais e contra lesões na coluna cervical, câmera de 360° para auxílio a manobras, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de estacionamento frontal, traseiro e lateral.
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Volvo - marca que mais venderá elétricos no país?
O C40 Recharge é produzido junto com o XC40 Recharge na fábrica de Gante (Bélgica). Em novembro, a fabricante sueca já havia anunciado que o próprio XC40 passaria a ser vendido somente na configuração Recharge elétrica (o híbrido não atende às normas do Proconve L7).
Embora a estratégia pareça ousada demais, o SUV começou 2022 sendo o modelo elétrico mais emplacado no Brasil, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), com 107 unidades registradas em janeiro.
O C40 chega compor com o irmão uma gama forte que visa a tornar a Volvo a marca que mais comercializa carros elétricos no Brasil.
Imagens: Divulgação/Volvo
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Jornalista Automotivo