VW Fusca ganha versão picape brutal com motor V6 da Toyota
O icônico Fiat 147 talvez tenha sido o primeiro carro popular a ter uma versão picape no Brasil. Mas já imaginou um VW Fusca ser convertido em picape cabine simples? Isso já é possível no México graças a um projeto feito por preparadores em Culiacan.
A transformação é contada no canal Oscar MV e detalhada no instagram de Oscar Meza Villa, responsável pelo projeto. Após o sucesso nas redes sociais e venda da primeira unidade, agora, o VW Fusca picape também pode ser feito sob encomenda.
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Chamado no México de Vocho, o Fusca costuma receber toda uma estrutura nova, que Oscar disse variar para cada unidade. O Vocho picape pode ser encomendado por 350.000 pesos mexicanos, pouco mais de R$ 107.000 em uma conversão direta.
Como o VW Fusca é transformado em picape?
De acordo com Oscar, uma unidade do VW Fusca picape demora de quatro a seis meses para ficar pronta, dependendo do estilo do projeto.
Esqueça as rodas e pneus tradicionais do Fusca. Na picape, os pneus são para o off-road e todo o sistema de suspensão é feito para terrenos irregulares.
Na caçamba, o estepe rouba um pouco de espaço e é apoiado logo abaixo da estrutura do santantonio, o qual recebe conjunto de iluminação, tudo para deixar o Fusca ainda mais com cara de picape.
No interior, o Fusca sofre poucas alterações. Bancos, acabamento, posição dos pedais, volante e câmbio permanecem, assim como o painel de instrumentos logo atrás do volante pequeno.
Nas imagens, é possível ver que o Fusca picape tem encaixe para reboque na traseira e via cabo na dianteira. No entanto, não há como mensurar a capacidade de carga que ele consegue arrastar.
Há versões do Fusca picape com o motor original do clássico. Porém, em sua maioria, os projetos utilizam não só a plataforma e quase toda a estrutura de picapes, como seus motores. Em uma das transformações, uma picape da Nissan foi utilizada como base. Já em outra, o VW Fusca é com motor V6 da Toyota, que parece ser de uma Toyota Hilux de quinta geração.
Outro detalhe que confere uma singularidade ao projeto é que nem sempre a posição do motor será a mesma. O primeiro Fusca picape teve seu trem de força deslocado para dianteira, enquanto um modelo recente recebeu o motor abaixo da caçamba.
É basicamente um “Frankenstein” sobre rodas, mas não dá para negar que parece ser bem divertido.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.