VW Fusca perde motor a ar e vira elétrico com preço de BYD Dolphin Mini

Atualmente a venda, o projeto se iniciou como uma ideia para TCC entre dois amigos na faculdade de engenharia
DR
Por
21.03.2024 às 17:57 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Atualmente a venda, o projeto se iniciou como uma ideia para TCC entre dois amigos na faculdade de engenharia

Carros elétricos estão deixando de ser assunto do futuro para se tornarem do presente, mas isso não significa que eles também não possam ser do passado. Isso porque está sendo vendido neste exato momento no Brasil um Fusca com motorização totalmente elétrica, isso mesmo, um Fusca.

 Você pode se interessar por: 

O modelo em questão é um Fusca 1300 e se encontra anunciado pela Garagem Hollywood, especializada em veículos exóticos e localizada em Guarulhos (SP), por R$120 mil. Para se ter uma noção, o BYD Dolphin Mini, lançado recentemente por aqui, sai em torno de R$115 mil.

 

O projeto foi desenvolvido pela dupla Afonso Heitor Favaretto Lopes e Fabio Pilger como um projeto de TCC para o curso de engenharia mecânica. Quando procurado pela Mobiauto, Afonso, natural de Curitiba (PR), respondeu algumas perguntas sobre como foi o processo de eletrificação e qual foi a motivação por trás da empreitada.

De acordo com o engenheiro, a ideia surgiu após ver um vídeo na internet onde alguns norte-americanos tinham feito a conversão de um carro a combustão para elétrico. Com a necessidade de desenvolver um TCC e um Fusca em sua garagem que ganhou de seus pais, a ideia veio à sua mente. Ele então foi conversar com seu colega Fábio, que topou desenvolver o projeto, e assim a ideia começou a tomar forma, isso há seis anos.

 

O processo de eletrificação do Fusca foi feito a partir do estudo de outras iniciativas que já tinham feito a conversão de carros a combustão para elétricos. Ao todo a pesquisa levou mais de um ano, para identificar quais eram as peças certas para realizar a transição.

Afonso nos contou quais foram esses itens necessários: motor, controlador, flange, acoplamento, bateria e acelerador. Pode parecer pouco para tamanha empreitada, mas ele alerta: “Isso falando de um Fusca, pois ele é um carro muito fácil de fazer a conversão por conta de sua caixa de câmbio”.

 

Foram necessários dois anos para finalizar o projeto, com a maior parte do tempo sendo destinado à importação das peças. Sobre o tempo para realizar uma conversão dessa, o engenheiro conta que são necessários dois dias, uma vez que já se possui os equipamentos essenciais.

O custo total para transformar a ideia em realidade foi de em torno de R$150 mil reais, e sobre isso Afonso alerta: “hoje o custo pode até ser maior devido ao aumento das taxas de importação”.

Itens de série e ficha técnica do Fusca

A publicação da Garagem Hollywood sobre a venda do carro nos fornece também algumas informações. De acordo com ela, o veículo é regularizado para andar em vias públicas e possui uma autonomia elétrica de 80 km a 90 km. O post também destaca os seguintes itens de série: interior de couro, teto solar, farol de LED e controlador importado.

Sobre sua bateria, sabe-se que ela é da Sanyo Panasonic e feita de lítio. As baterias trabalham com 84V e podem ser carregadas em casa por tomadas de 127V ou 220V.

 

Seu motor foi evidentemente adulterado para a realização da conversão, mas não sofreu alterações em sua eficiência, como revela Afonso. Assim, o elétrico tem o mesmo rendimento de um Fusca 1300 a combustão, 36 cv de potência e 8 kgfm de torque. Por fim, o engenheiro revelou que o carro é capaz de chegar a 100 km/h “tranquilamente”.

Linkedin dos engenheiros: Afonso e Fabio

Instagram: @eletricofusca

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários