VW Fusca TSI é clássico na China vendido com motor de T-Cross

Aposentado em boa parte do mundo, modelo ainda aparece no configurador da marca em várias versões
Diego Dias
Por
24.04.2024 às 19:20 • Atualizado em 12.11.2024
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Aposentado em boa parte do mundo, modelo ainda aparece no configurador da marca em várias versões

Vendido no Brasil entre 2013 e 2017, o último Volkswagen Fusca TSI deixou saudades para quem gostava do desempenho de Golf GTI atrelado ao design retrô que só o modelo combinava. Sete anos se passaram desde que o hatch com linhas redondas saiu de linha em terras tupiniquins, no entanto o Fusca segue firme e forte do outro lado do mundo.

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Numa busca pelo site da Volkswagen chinesa vimos o quão o catálogo da marca por lá é enorme, contando com diversos SUVs, hatches e principalmente sedans. É uma gama de fazer inveja e que nos ajuda a ter uma dimensão do tamanho do mercado automotivo chinês, o maior do mundo. Mas a presença do VW Fusca TSI no configurador da marca chamou a atenção, pois o modelo foi aposentado em boa parte dos mercados mundo afora.

E se não bastasse ainda ser vendido até hoje na China, o VW Fusca TSI comercializado no outro lado do planeta é oferecido em nada menos do que sete versões, com preços que vão de 178.800 yuans a 255.800 yuans, algo que em conversão direta livre de impostos dá R$ 127.280 e R$ 182.093, respectivamente. Para efeito de comparação, quando saiu de linha no Brasil em 2017 custava cerca de R$ 120.000.

Outra curiosidade fica para a motorização das versões oferecidas na China, que passam desde um 1.2 TSI de 105 cv nas versões mais baratas a até o 1.4 TSI nas mais caras, que entrega 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. Este último, aliás, é o mesmo motor 1.4 TSI (cujo nome comercial é 250TSI) que equipa o VW T-Cross no mercado brasileiro, que também está disponível no Polo GTS, Virtus Exclusive e Taos.

Na configuração mais cara, o VW Fusca TSI Collector’s Edition, o motor 1.4 TSI é combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, aquele mesmo com caixa seca que foi utilizado no Brasil no Golf e Golf Variant e que sofreu com reclamações de ruídos metálicos quando o carro trafegava por vias com piso irregular. Segundo dados de fábrica, a versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 207 km/h de velocidade máxima.

Para efeito de comparação, quando foi vendido no mercado brasileiro o VW Fusca TSI sempre foi oferecido com o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI e que hoje equipa do Jetta GLI. À época de seu lançamento rendia 200 cv e 28,5 kgfm de torque, enquanto que na sua aposentadoria deu adeus com 211 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9s.

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