VW Tarok será “nova geração” da Saveiro e levará mais carga contra Strada
A Volkswagen quer ganhar mais espaço no mercado de picapes. A marca alemã apresentou a nova Amarok na última quinta-feira, e concentrará seus esforços para a construção e lançamento da nova Tarok, picape compacta-média que será rival de Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A Mobiauto já revelou em primeira mão que o lançamento da Tarok ficará para o segundo semestre de 2026 ou primeiro de 2027, e informou com exclusividade que o novo produto será equipado com feixe de molas no eixo traseiro para levar mais carga – estrutura parecida com a da Fiat Strada.
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No entanto, durante o evento de apresentação da VW Amarok nesta semana, Ciro Possobom, que é o presidente da Volkswagen no Brasil, apontou que a Tarok é vista como uma “nova geração” da Saveiro, confirmando que ela substituirá a picape compacta, e que está sendo projetada para levar mais peso.
"Toda geração tende a ficar melhor. A nova geração de picapes vai ficar maior, mais robusta, com melhor powertrain e isso tudo faz parte da estratégia da marca, que a gente tem feito em todos os carros. Não só para picapes, mas para T-Cross, Nivus, Polo", esclareceu o CEO da VW, quando questionado sobre as capacidades da Tarok.
Com a fala de que a “nova geração de picapes vai ficar maior”, a Mobiauto entende que Possobom se refere as medidas da Tarok em relação a Saveiro. Vale lembrar que a nova picape terá com a Saveiro a mesma relação que a nova Montana tem com sua geração anterior.
O nome Tarok ainda não está cravado. Internamente o modelo é conhecido como Udara, e pode até ser batizada assim. O nome Saveiro também não descartado, tendo em vista que a picape compacta será descontinuada em 2026 para a apresentação da nova rival da Fiat Toro.
A capacidade de carga, de fato, deve ser maior que os 664 kg de um Saveiro Robust. Com feixe de molas na traseira, a expectativa é que supere os 700 kg de capacidade. Atualmente a Fiat Strada leva até 720 kg em sua caçamba.
A fala de Possobom também nos faz voltar os olhos para a motorização. A Tarok será construída junto do T-Cross em São José dos Pinhais (PR) e resta saber se o “melhor powertrain” dito pelo CEO está relacionado com os 1.0 200 TSI e 1.4 250 TSI usados pelo T-Cross atualmente, ou se já estamos falando do 1.5 TSI Evo2 prometido para o Brasil.
Vale ressaltar que até o lançamento da picape teremos duas rodadas do Proconve L8, que obrigarão os carros a serem menos poluentes. Uma acontece em 2025 e outra será em 2027, próximo a data de apresentação do produto, e que a Tarok também terá de estar adequada.
O 1.0 TSI até lá já deverá ter recebido auxílio de um sistema elétrico de baixa capacidade para ser um micro-híbrido. Já o 1.4 TSI deve ser aposentado para dar espaço ao 1.5 TSI Evo2. Esse último será produzido em São Carlos (SP), fábrica de motores da VW, e já foi confirmado pelo sindicato local.
A usina ainda pode trabalhar junto de motores elétricos e formar tanto um híbrido pleno, quanto um plug-in. Nesse último, o sistema entrega até 272 cv, o que não seria nada mal para a Tarok.
Projeção: Kleber Silva/KdesignAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.