Xiaomi usa estratégia dos celulares para dar nome a seu motor elétrico
A Xiaomi está há pouco tempo no mercado automotivo, mas já obteve relativo sucesso. Dentre os motivos do êxito, pode-se apontar o conhecimento que a fabricante tem na área de tecnologia, visto que é uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, tanto que ela usa a estratégia de seus celulares para dar nome ao motor elétrico de seu carro.
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O Xiaomi SU7, o sedan elétrico que fez a estreia da marca no mundo dos carros, ganhará uma nova versão esportiva que já pode ser pré-encomendada junto aos concessionários da marca. Com nome de SU7 Ultra Prototype, a variante trata-se de um supercarro com 1.547 cavalos de potência.
O rendimento vem de um conjunto com três motores elétricos, dois propulsores V8s e um V6s, e a estratégia dos celulares está justamente aí, mais especificamente no nome dos motores.
Aos que não sabem, os produtos da Xiaomi usam um sistema operacional próprio, denominado HyperOS. A arquitetura é muito baseada no Android, além de possuir uma interface visual que lembra bastante o IOS, dos celulares da Apple.
Algo muito parecido se dá com os motores elétricos do SU7 Ultra Prototype. Isso porque seus propulsores elétricos V6s e V8s tem nomes que remetem diretamente aos tradicionais motores V6 e V8 a combustão, tão conhecidos por integrarem usinas de carros como Ford Mustang ou Porsche Macan.
Assim, tal como faz com seu sistema operacional, baseado nas arquiteturas já consolidadas, a Xiaomi fez o mesmo com seus motores elétricos, com nomenclatura que aludem propulsores mundialmente famosos.
Sobre o SU7 Ultra Prototype
Apesar de já estar em pré-venda, ainda não se sabe qual será o preço oficial do SU7 Ultra Prototype. De acordo com o portal Carnewschina, espera-se que a versão com um valor em torno de US$ 112.500 (cerca de R$ 641.630, na conversão direta)
De volta ao seu conjunto motor, espera-se que seus 1.547 cv de potência permitam com que o carro seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,97 segundos, além de o conferir uma velocidade máxima de 350 km/h.
As baterias do trem de força são produzidas pela CATL e tem capacidade de 150 kWh. Vale dizer que os energizadores contam com um sistema de resfriamento próprio, o que auxilia as direções em alta velocidade.
O Xiaomi SU7 Ultra Prototype foi testado na pista de Nürburgring, na Alemanha, mas não conseguiu completar uma volta por conta da chuva. Frustrações à parte, a versão deve chegar oficialmente aos mercados no início de 2025 com seus motores elétricos que tentam repetir a estratégia de sucesso que Xiaomi tem no mundo dos celulares.