10 carros icônicos que viraram elétricos

De esportivos até os mais populares, a eletrificação é um caminho sem volta para alguns modelos que já tem sua versão movida a energia elétrica; veja a lista
Vinicius Moreira
Por
16.01.2024 às 21:10
Compartilhe:
De esportivos até os mais populares, a eletrificação é um caminho sem volta para alguns modelos que já tem sua versão movida a energia elétrica; veja a lista

Carros que estão no imaginário popular e atualmente são equipados com motores elétricos são exemplos do rito de passagem da indústria automotiva. Há quem critique, como também existem os progressistas de que a eletrificação já faz parte do presente.

Enquanto puristas dos motores a combustão e defensores das tecnologias travam sua discussão ideológica, algumas marcam já se decidiram. É o caso da Volvo, a qual já anunciou que só vai produzir veículos 100% elétricos até 2030.

Você também pode se interessar:

E se o momento é dos veículos elétricos, marcas como BYD e GWM ajudaram a redesenhar políticas e preços do mercado em 2023. A título de conhecimento, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) aponta que o último ano registrou 93.927 veículos eletrificados vendidos (híbridos-leve, híbridos, híbridos plug-in e elétricos), o que representa um crescimento de 91% em relação a 2022.

Pensando nisso, a Mobiauto produziu uma lista com veículos icônicos que marcaram época com seus motores a combustão, mas hoje já fazem parte do mundo dos elétricos. Da líder de venda nos Estados Unidos, Ford F-150, passando pela saudosa Volkswagen Kombi, a lista ainda contempla esportivos como Dodge Charger e o Mustang Mach-E. Confira:

1. Twingo Legend

Com previsão de início das vendas para 2025, a Renault já anunciou a versão elétrica do Twingo. Além do motor elétrico, o subcompacto terá nova plataforma e visual que remete à primeira geração. Por enquanto, a marca francesa não divulgou informações sobre a o trem de força que vai mover o simpático hatch.

2. VW ID.Buzz/ Kombi elétrica

O nome até pode ser diferente, mas a Kombi elétrica já está entre nós. A parte ruim é que a nova versão só é comercializada por assinatura. Ou seja, quem quiser acelerar a minivan elétrica vai ter que aderir ao programa proposta pela Volkswagen.

Com capacidade de cinco pessoas, menos do que os nove ocupantes da versão anterior, a compensa com um porta-malas de 1.121 litros. Todo esse conjunto é movido por uma motorização 100% elétrica que rende 204 cv de potência. Sem divulgação do Inmetro, a autonomia proposta é de 483 km, conforme o ciclo europeu WLTP.

3. Fiat 500e

Com elementos mais futuristas, característico dos elétricos, o Fiat 500e voltou ao Brasil, mas desta vez em versão elétrica. No geral, o icônico compacto manteve as linhas e embaixo do capô é equipado com motor elétrico com 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Conjunto motriz que oferece um 0 a 100 km/h em nove segundos.

4. Ford F-150

Picape com proporções de caminhão e trem de força de carro esportivo, aFord F-150 traz, por exemplo, a curiosa configuração Lightning,elétrica, que roda nos Estados Unidos e ainda não está disponível no Brasil. Em vez do Coyote V8, a F-150 tem dois motores elétricos, um em cada eixo, que têm uma potência combinada de 570 cv de potência e 107,1 kgfm de torque.

5. Chevrolet Silverado EV

Concorrente da F-150 Lightning, a Chevrolet Silverado EV teve sua produção adiada para 2025. Espara-se que a picape seja equipada em configurações mais potentes com motorização elétrica, a qual rende 673 cv de potência e 107, kgfm de torque.

6. Mustang Mach-E

O nome Mustang já está na história dos muscle cars. Ao citar o seu tradicional motor V8, algumas pessoas já conseguem lembrar do som icônico. No entanto, agora é a vez do silêncio. O novo Mustang Mach E já chegou ao Brasil, na versão única GT Performance, apenas elétrico. São 487 cv de potência e 87,7 kgfm de torque, tudo que um amante da velocidade gosta, mas sem a experiência sensorial.

7. Dodge Charger Daytona


Recentemente, a Dodge deu um duro golpe nos fãs do Charger e Challenger a combustão. A montadora divulgou imagens do novo Dodge Charger Daytona 100% elétrico, no entanto, ainda não divulgou detalhes do trem de força.

8. Chevrolet Camaro

Com direito à edição de despedida, a Chevrolet anunciou o fim da produção do Camaro a combustão. Com apenas 156 unidades, o Camaro Colletion vai marcar o último modelo do esportivo a combustão. A Montadora americana já anunciou que o próximo Camaro será elétrico.

9. Citroën eC3

Já flagrado no Brasil, mas ainda sem previsão de lançamento, o Citroën eC3 já possui variantes produzidas para o mercado indiano e europeu. Na Índia, o compacto tem um motor elétrico dianteiro com apenas 57 cv de potência e 14,6 kgfm de torque, enquanto na Europa são 112 cv, mas o torque ainda não foi revelado.

10. Renault Mégane E-Tech

O nome Mégane é bem conhecido do brasileiro, seja pela versão sedan ou perua do Renauly Mégane. Nesse sentido, a marca francesa resolveu usar o nome para batizar o primeiro SUV elétrico da montadora no Brasil. Com design para lá de sofisticado, tanto nas linhas exteriores, como acabamento interior, o elétrico chegou ao Brasil em 2023. O motor elétrico entrega 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, o que rende um 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Na avaliação feita pela Mobiauto, o SUV elétrico teve uma autonomia de 440 km.



Comentários