BMW apresenta conceito F 450 GS no Salão de Milão
A BMW Motorrad estreará no segmento de média cilindrada com mais uma moto aventureira em seu portfólio. O conceito da inédita F 450 GS fez sua primeira aparição no Salão de Milão (Eicma) deste ano e, segundo a fabricante, está perto de entrar em produção, equipada com inédito motor bicilíndrico.
A F 450 GS foi desenvolvida mirando o público com habilitação do tipo A2 para motocicletas na Europa. Este tipo de habilitação restringe a pilotagem de modelos com até 48 cv (35 kW) de potência. Com este objetivo em mente, a companhia desenvolveu do zero o propulsor de dois cilindros paralelos que vai equipar a futura F 450 GS, que produz justamente o limite de 48 cv desta classe de motociclistas no velho continente.
- Honda revela primeiro motor V3 com “turbo elétrico” do mundo para motos
- Flying Flea será nova marca de motos elétricas da Royal Enfield
- Honda ultrapassa 30 milhões de motos fabricadas no Brasil
- Marca italiana Morini anuncia fábrica no Brasil em 2025
De acordo com a fabricante, o motor é “extremamente compacto em dimensões”, além de ter peso reduzido em virtude do uso de materiais leves como o magnésio. A marca diz que a motocicleta terá em torno de 175 kg de peso. Além do motor, o peso reduzido também é alcançado pelo chassi, igualmente desenvolvido numa folha em branco, que, ainda segundo a BMW, utiliza-se de materiais leves e tecnologias vindas da experiência enduro da companhia.
Com esse chassi novo, a F 450 GS promete entregar uma dinâmica ágil com “excelente capacidade off road e pilotagem rápida e precisa no asfalto”, conforme diz o comunicado divulgado pela BMW. A moto vai se fazer valer de suspensão dianteira de garfo invertido e amortecedores ajustáveis. É provável que ela tenha versões com rodas raiadas, tais quais as do conceito, e de liga leve, com tamanhos de 19’’ na frente e 17’’ atrás.
Visualmente, a F 450 GS toma emprestado praticamente o mesmo design visto nos modelos aventureiros de maior cilindrada da BMW, como a F 800 GS. Nas imagens divulgadas, o assento curto e reto e os pneus muito mais off-road provavelmente serão atenuados na versão final de produção, em prol de soluções mais usuais (como um banco mais confortável e pneus de uso mais misto). Mas o esquema de pintura inspirado nas versões Trophy da R 1300 GS e as bengalas douradas podem se manter quando a F 450 GS for efetivamente lançada.
Entre os destaques de tecnologia, a F 450 GS deverá contar com painel digital de TFT de 6,5’’, conectividade com smartphones e vários recursos eletrônicos de assistência à condução, como ABS e diferentes níveis de controle de tração.
A versão de produção da moto deverá ser apresentada no ano que vem, sem previsão de uma data mais específica, segundo o que foi divulgado até agora.