Honda revela primeiro motor V3 com “turbo elétrico” do mundo para motos
Um dos principais lançamentos da Honda durante o Salão de Milão (Eicma) deste ano, o maior evento global das fabricantes de motos, não foi uma moto. Trata-se de um novo motor, que promete prolongar a vida dos propulsores a combustão e, de quebra, adotar tecnologias inéditas para o universo das duas rodas (ao menos no que diz respeito aos modelos de produção em massa).
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O motor em questão é um de configuração V3. São dois pistões inclinados para frente e um para trás, separados por um ângulo de 75º. O motor é refrigerado a líquido e, de acordo com a Honda, tem uma dimensão “extremamente compacta”.
Porém, para além da configuração pouco (ou nada) usual de três cilindros em V, o que mais chama atenção é o fato dele ser sobrealimentado por um supercompressor elétrico. Se o motor V3 fosse turbo, já seria um destaque, mas ao optar por uma solução elétrica, a Honda traz um ingrediente a mais de ineditismo ao projeto.
Segundo a fabricante japonesa, o supercompressor elétrico permite “controlar a compressão da admissão de ar de maneira independente das rotações do motor”, o que significa que o torque pode ser entregue mesmo em baixas rotações. Isso acontece, porque é um motor elétrico, alimentado por uma bateria, o responsável por girar os rotores do compressor, não os gases expelidos pela câmara de combustão (como seria caso fosse um turbo convencional, que depende dos giros do motor para enviar mais gases ao turbo). Além disso, não há a necessidade de intercooler, comum em motores turbo.
Apesar de soar mais complexo e pesado (devido à adição de componentes extras no conjunto motriz), a Honda diz que esta configuração de V3 mais supercompressor é permite uma “centralização de massa eficiente”.
Com o avanço das tecnologias híbridas e da eletrificação em motos, a Honda fez questão de frisar que continuará desenvolvendo “tecnologias avançadas ao lançar motos elétricas e outros produtos em seu portfólio para atender as diversas necessidades dos consumidores atuais”. “A Honda vê o desenvolvimento deste [motor] V3 com um supercompressor elétrico como um novo desafio na área de motores a combustão e o [seu] objetivo é permitir que seus consumidores continuem experimentando o prazer ao pilotar uma motocicleta.
Ainda não há expectativa de potência e torque deste motor V3 sobrealimentado, tampouco previsão de quando entrará em produção, mas já se sabe que ele será destinado a motores de maior cilindrada, possivelmente como alternativa aos propulsores de quatro cilindros em linha.