Royal Enfield Classic agora tem o dobro de potência com motor 650
A Royal Enfield lançou nesta semana durante o Salão de Milão (Eicma), na Itália, a versão de 650 cc da Classic. Vendida no Brasil na versão 350, a Classic agora compartilha o chassi e o motor bicilíndrico da Super Meteor 650.
Visualmente, a Classic 650 possui as mesmas características e silhueta da versão menor, 350, que conhecemos. Trata-se da mesma referência à Bullet vendida nos anos 1960. O farol continua redondo, bem como a lanterna, o escapamento cromado se estende do motor ao final da roda traseira, tal qual o modelo 350, porém, agora são dois escapamentos em vez de um só. E farol, embora retrô, agora é de LED.
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Como se trata do mesmo chassi da Super Meteor e da Shotgun, o motor 650 da Classic também faz parte da estrutura da moto (técnica que estreou na marca com a Super Meteor). Apesar deste compartilhamento, a peça que compõe o tanque de combustível é totalmente novo, exclusivo da Classic. E no caso da Classic, ela é 2 kg mais pesada que a Super Meteor, com 243 kg.
O motor de 650 cc é o amplamente utilizado pela marca para as suas motos de 650 (que inclui, também, as twins Interceptor e Continental GT). São 647,9 cm³ em dois cilindros paralelos, capaz de gerar 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,3 kgfm a 5.650 rpm, trabalhando com câmbio sequencial de seis marchas.
A Classic 650 conta com suspensão dianteira do tipo garfo telescópico convencional, com tubos de 43 mm de espessura e 12 cm de curso. Atrás, há dois amortecedores, com 9 cm de curso. Assim como a versão 350, as rodas têm 19’’ na frente e 18’’, porém os pneus são maiores: 100/90 na frente e 140/70 atrás. Quanto aos freios, ambos são de disco, com 320 mm na frente e 300 mm atrás, com ABS nos dois. A altura do assento é de 80 cm e a moto está a 15,4 cm do chão.
Como esta plataforma de modelos 650 da Royal Enfield originada pela Super Meteor tem como característica ser mais simples, o painel da Classic também traz um mostrador analógico e apenas um pequeno computador de bordo com as principais informações disponíveis ali. Ela não conta, portanto, com o painel digital de TFT da linha 450 da Royal Enfield.
A Classic 650 está confirmada para chegar ao Brasil no ano que vem, mas ainda não há uma data específica para o seu lançamento aqui. É provável que isso ocorra apenas no segundo semestre de 2025.