BYD lançará supercarro de quase 1.000 cv ainda este ano
Após ter sido revelado ao público com camuflagem em sua carroceria, o novo supercarro da BYD teve suas fotos de seu protótipo, totalmente descobertas, vazadas. Seu nome é Denza Z9 GT e ele é uma perua elétrica fruto de uma parceria entre a montadora chinesa e a Mercedes-Benz.
Você pode se interessar por:
- BYD fabricará dois hatches e dois SUVs no Brasil a partir deste ano
- BYD usa Mustang clássico para provocar Abel Ferreira, do Palmeiras
- BYD Dolphin Mini é lançado por R$ 115.800; veja preço e detalhes da versão
- BYD Dolphin Mini baixa preço e custa menos de R$ 50 mil (mas bem longe daqui)
Como já mencionado, o veículo já havia sido mostrado publicamente coberto totalmente por uma camuflagem. A exposição ocorreu em Stuttgart, na Alemanha, durante a semana passada, onde o carro correu pelas ruas da cidade e foi mostrado um vídeo promocional seu em testes de inverno.
As fotos e informações divulgadas vem do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, que no dia 15 de abril recebeu pedido de homologação do Denza Z9 GT por parte da BYD. Assim, o órgão revelou as imagens e especificações do veículo. Vale ressaltar que nenhum automóvel pode ser vendido no país sem a aprovação do Ministério.
Sobre o carro, agora sabe-se quais serão suas medidas oficiais, e elas são de 5180 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1500 mm de altura. Tais números o fariam ter um porte semelhante a de um Porsche Panamera, o que evidencia ainda mais a vontade da BYD em competir justamente com marcas premium por meio do Denza Z9 GT.
Seu conjunto motriz elétrico é composto por motores com rendimento combinado de 952 cv de potência e que permitem uma velocidade máxima de 240 km/h. Além disso, sabe-se que a bateria que alimentará o carro será a LFP Blade da BYD, porém sua capacidade elétrica não foi revelada.
As fotos revelam um design minimalista e simples, mas com uma elegância que lembra um Porsche Taycan e o próprio Panamera. O carro conta com faróis finos e alongados na parte frontal, além de maçanetas retráteis, um teto de visual esportivo e o uso de fibra de carbono em sua composição.
O lançamento do Denza Z9 GT será feito no Salão de Pequim no dia 25 de abril e o início de suas vendas deve começar esse ano para o mercado chinês. Para a Europa espera-se que o veículo chegue em 2025, ano que também pode trazer uma variante sedan do carro.
Denza: BYD e Mercedes
Como já comentado, o Denza Z9 GT é fruto de uma parceria entre as montadoras BYD e Mercedes, que criaram a joint-venture Denza há mais de uma década. A parceria já rendeu o lançamento de três veículos, a minivan D9 e os crossovers N7 e N8, e registrou 10.279 emplacamentos no primeiro trimestre de 2024.
No entanto, em 2021, a participação da marca alemã, que antes era dividida em 50% com a chinesa, foi diluída para 10%. Assim, não há informações sobre a participação da Mercedes no desenvolvimento do Denza Z9 GT.
Apesar da BYD ter anunciado que o veículo será global, ainda não existe previsão de chegada ao mercado brasileiro.