BYD Shark: como é a rival da Hilux que promete assustar até F-150 e RAM 1500
BYD Shark, esse é o nome da picape híbrida da marca chinesa, já flagrada em testes aqui no Brasil, agora já tem nome definido e data para chegar ao país. Ela deve desembarcar no segundo semestre deste ano por aqui e ela promete assustar até as grandes Ford F-150, Chevrolet Silverado e RAM 1500.
A confirmação do uso do nome Shark foi feita pela própria montadora chinesa em publicação no seu perfil na rede Weibo, uma espécie de X chinês (antigo Twitter).
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A Shark chegará para brigar no segmento das picapes médias, dominado pela Toyota Hilux, que ainda tem Ford Ranger e Chevrolet S10 correndo por fora. Quanto ao “colocar no bolso” Ford F-150 e RAM 1500 citado no título se deve ao conjunto híbrido plug-in cotado para equipar a picape chinesa.
O conjunto em si deverá ter um motor 1.5 com outros dois propulsores elétricos. Combinados, as usinas prometem entregar 480 cavalos de potência. Isso significa 75 cv e 80 cv a mais que F-150 e Ram 1500, respectivamente, mas vale ressaltar que essas duas últimas são consideradas picapes grandes.
A única picape média que chega mais próxima dessa potência é Ford Ranger Raptor, que possui um motor 3.0 biturbo V6 de 397 cv de potência.
Para efeito de comparação, a Ford Ranger V6 turbodiesel tem 250 cv, enquanto a VW Amarok V6 turbodiesel entrega 258 cv. Já a Ranger Raptor, versão esportiva da picape, traz um V6 3.0 biturbo a gasolina para render 397 cv.
Fato é que a Shark terá como base a plataforma DMO Super Hybrid Off-road, que oferece tração nas quatro rodas. Por se tratar de um veículo híbrido, estima-se que sua autonomia seja capaz de oferecer 1.000 km.
Quanto as dimensões, as medidas da Shark são 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura e 3.260 mm de entre-eixos. Ao menos no comprimento, a picape da BYD já é maior que a futura rival Hilux.
Visualmente falando, o último flagra divulgado pela Mobiauto revela um estilo de design semelhante ao da Ranger. Isso porque o conjunto de faróis em C, assim como o logotipo da BYD no centro lembra o que já é usado na picape americana. Logo acima, o capô mais elevado liga caixas de rodas mais musculosas.
Na traseira, as lanternas seguem o padrão retangular, mas na Shark elas são ligadas por uma barra de LED. Outro padrão adotado é o nome da marca em baixo relevo na tampa da caçamba.
Caso o cronograma seja confirmado, a BYD terá a carta na manga de lançar a primeira picape híbrida plug-in do Brasil. Agora, só nos resta aguardar o lançamento mundial para ter mais detalhes do modelo que pode mexer com o segmento crescente das picapes médias.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.