Carro popular pé de boi: a chave para destravar produção e vendas no Brasil
Tirem as calotas, mas baixem os preços dos carros! Eis o grito de guerra que deveria estar saindo da garganta dos consumidores de automóveis no Brasil. Quatro importantes fabricantes estão com a produção paralisada por falta de clientes e escassez de componentes eletrônicos: Stellantis, General Motors, Volkswagen e Hyundai.
São “apenas” as quatro montadoras que mais produzem. Assim como as demais, não citadas, essas fabricantes se recusam a baixar os preços dos carros. Não o farão. Recentemente, um dos especialistas em indústria da Bright Consulting, Cássio Pagliarini, prevendo o ano de 2023, disse que os preços não iriam baixar, mas que haveria promoções. Preço de lista não cai, é a regra da indústria.
Mas deveria. Afinal, não é o mercado que regula o preço da mercadoria? Se os carros estão caros, se o crédito é escasso (com taxas de juros indecentes) e se os consumidores sumiram, por que não baixar os preços dos automóveis?
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Não é possível, dirá a indústria, em coro, apontando para as novas imposições de eficiência energética, emissões de CO2 e itens de segurança. Para além disso, porém não menos importante, está a exigência do consumidor brasileiro, que adora um mimo no automóvel.
Mas há ainda outro elemento: o lucro das montadoras no Brasil. Eu não ficaria admirado se o Brasil estiver contribuindo de forma importante com o financiamento das novas tecnologias de carros elétricos na Europa. O lucro daqui moderniza os carros de lá.
Mas o consumidor também tem sua parcela de culpa. Primeiro porque valoriza mais a aparência do que os aspectos técnicos. Quer também uma infinidade de mimos que acabam levando os preços dos automóveis às alturas.
Por exemplo: qual é o problema de vender um carro com rodas de aço e sem calotas? Esse é apenas um dos itens que poderiam estar na lista de opcionais ou de acessórios. Fiz uma pesquisa com os dois automóveis “mais baratos” do Brasil, o Renault Kwid e o Fiat Mobi. Ambos custam mais de R$ 68.000. Mas vejam a lista de itens supérfluos (ou que poderiam ser opcionais) que as duas montadoras (Renault e Fiat) colocam nesses carros.
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Renault Kwid
· Abertura interna do porta-malas
· Ar-condicionado
· Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX)
· Sistema CAR - Travamento automático a 6 km/h
· Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
· Controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA)
· Luzes de circulação diurna em LED (DRL)
· Direção elétrica
· Sistema Start&Stop
· Indicador de troca de marcha
· Calota 14" Dark Antracite
Fiat Mobi
· TPMS (sensor de pressão dos pneus)
· Vidros one touch e anti esmagamento
· Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
· Calotas integrais
· Grade dianteira texturizada
· Revestimento externo nas colunas B e C das portas
· Molduras nas caixas de roda.
· Ar-condicionado
· Para-choques na cor do veículo
· Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
· Parachoques exclusivos
· Porta-malas com tapete em carpete
· Faróis com máscara negra
· Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
· Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
· ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
· Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (Conta-giros, indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor)
· Chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração
Vejam bem: estamos falando de carros de entrada! Será que um carro de entrada, básico para uso no dia a dia, precisa ter monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e chave desmodrômica? Esses são apenas alguns exemplos.
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Basicamente, o que estou propondo é que tanto a indústria quanto os consumidores revejam seus conceitos. Sim, que tal a volta do carro pé-de-boi? Qual é o problema de colocar a chave no buraco da ignição? Sinceramente, não cai a mão de ninguém, mas quase todos os automóveis hoje têm partida por botão.
Os consumidores de automóveis precisam saber que luxo custa caro. Para a indústria, está tudo muito bom, está tudo muito bem. Os carros serão vendidos com margens altas. As montadoras (todas) simplesmente abriram mão da classe média. É mais fácil produzir menos e lucrar mais. Vamos ver se alguma marca toma a iniciativa de propor algo diferente para virar esse jogo ou se vamos viver de promoções esporádicas.
Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.
Jornalista Automotivo