Chevrolet Cruze 1.4 turbo: catalisador custa metade de um Fiat Mobi

Já fora de linha no Brasil, o preço de um catalisador para um Chevrolet Cruze 1.4 assusta
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28.08.2024 às 14:18 • Atualizado em 04.09.2024
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Já fora de linha no Brasil, o preço de um catalisador para um Chevrolet Cruze 1.4 assusta

O catalisador é uma peça obrigatória na composição do escapamento de um veículo para reduzir as emissões de poluentes, e tem dado uma boa dor de cabeça para proprietários de Chevrolet Cruze 1.4 turbo. Isso porque a tal peça tem sido encontrada com preço que supera os R$ 32 mil.

Para ter uma referência, um novo catalisador para o Chevrolet Cruze custa cerca da metade do valor de um Fiat Mobi 0 km. Vale lembrar que o compacto italiano está com desconto no site oficial de sua montadora, e assim está com preço promocional de R$ 63.990.

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Postagens nas redes sociais em páginas de proprietários do modelo viralizaram e chamaram atenção da reportagem da Mobiauto, que confirmou o valor com algumas concessionárias de São Paulo. O item custa mais de R$ 30 mil nas lojas, e chegou a ser oferecido por pouco mais de R$ 32.500.

Curioso é que a mesma peça pode ser encontrada por menos de R$ 1.000 em lojas não oficiais, que são as autopeças em geral. O valor bem elevado dito acima foi ouvido apenas das concessionárias da rede Chevrolet.

Os R$ 32 mil cobrados são bem diferentes do que vemos nos concorrentes. Um Toyota Corolla, por exemplo, tem a mesma peça sendo vendida por no máxima R$ 14.958. 

Um Fiat Mobi tem o item disponível na rede de concessionárias por R$ 9.421. O valor corresponde a 14,7% do valor do produto, que é um valor considerável. Mas o do Cruze supera por custar 21,7% dos R$ 149.990 pedidos pelo modelo antes de sair de linha. No mundo dos usados e seminovos esse percentual fica ainda maior.

Para se ter uma ideia, o do Toyota Corolla equivale a 9,9% do valor do veículo.

O que é o catalisador?

Aos que não sabem, o catalisador tem a função de neutralizar e tornar menos nocivos os gases poluentes produzidos pela combustão do motor do carro, não prejudicando tanto o meio ambiente.

A peça geralmente fica localizada nas proximidades do tubo de saída do propulsor do veículo. Seu uso é obrigatório por lei desde 1997 para carros, motos e caminhões, de acordo com as normas estabelecidas pelo Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

No caso do Cruze, a peça é acoplada ao sistema de escapamento do motor 1.4 turbo, que desenvolve 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque. A usina é ligada a uma transmissão automática de 6 marchas.

Vale lembrar que o Chevrolet Cruze 1.4 turbo saiu de linha no Brasil em agosto. O modelo foi retirado do configurador online da Chevrolet e determina o fim - ao menos por enquanto - dos sedans médios da montadora dentro do mercado brasileiro.

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