Novo Duster e Jeep Avenger decepcionam em teste de segurança

SUVs, que serão lançados no Brasil a partir de 2025, tiraram a mesma nota em testes de colisão na Europa
DR
Por
12.09.2024 às 18:25
Compartilhe:
SUVs, que serão lançados no Brasil a partir de 2025, tiraram a mesma nota em testes de colisão na Europa

A Euro NCAP divulgou os últimos resultados dos testes de impacto de alguns carros vendidos no mercado europeu. De acordo com a entidade que avalia a segurança dos veículos comercializados no Velho Continente, a nova geração do Dacia Duster e o Jeep Avenger foram classificados com a nota de três estrelas de cinco possíveis.

 Você pode se interessar por: 

O resultado foi considerado como “medíocre”, uma vez que a maioria dos novos modelos lançados na Europa atinge a nota máxima - como o novo Ford Explorer, para citar um exemplo recente.

Novo Duster

 

No caso do novo Dacia Duster, o SUV atingiu 70% de eficácia para Proteção de Ocupantes Adultos, 84% para Proteção de Ocupantes Infantis, 60% para Usuários Vulneráveis ​​da Estrada e 57% para Assistência de Segurança.

O modelo possui tecnologias de segurança como sistemas ADAS, com assistências de frenagem, permanência em faixa, além de limitadores de velocidade inteligentes e detecção de fadiga do motorista. Apesar disso, segundo o EUuro NCAP, o SUV possui uma "ambição limitada" no quesito segurança.

Embora seja vendido no Brasil como produto da Renault, o Duster é comercializado no mercado europeu pela Dacia, marca romena que pertence à fabricante francesa em parceria com a Nissan. O SUV, lançado recentemente na Europa, já foi flagrado em testes no Brasil – indicativo de que deverá estrear por aqui em breve.

Jeep Avenger

 

Quanto ao Jeep Avenger, o SUV compacto, que chegou a ser eleito o Carro Europeu do Ano de 2023, as notas nos testes foram de 79% em Ocupante Adulto, 70% em Ocupante Infantil, 59% em Usuários Vulneráveis ​​da Estrada e 53% em Assistência de Segurança.

O Avenger conta itens de segurança como: seis airbags, controle de cruzeiro, aviso de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de motorista sonolento. Porém, isso não parece ter sido o suficiente para o Euro NCAP. Isso porque, segundo a entidade, o SUV apresentou “proteção torácica ruim para uma criança de 10 anos no teste de impacto lateral e não está equipado com um sistema de detecção de presença de criança, já padrão em carros de concorrentes”.

 

Além disso, o sinal de alerta de colisão frontal do SUV foi classificado como “não eficaz”. O carro ainda não se saiu bem em testes de prevenção de colisão contra pedestres, ciclistas e motociclistas.

Por fim, Dr. Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAP, afirmou que o Avenger “demonstra falta de ambição quanto a segurança para um produto que mira o segmento familiar, mas a segurança não deve ser onde um fabricante de carros faz suas economias”.

 

A exemplo do Duster, é esperado que o Jeep Avenger seja lançado no Brasil em 2025. O modelo será fabricado em Betim (MG) com motorização híbrida para ficar posicionado abaixo do Renegade.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários