Chevrolet Onix SUV: marca usará estratégia da VW para vender mais no Brasil
A Chevrolet não quer perder tempo e pretende ganhar mais vendas no mercado de SUVs de entrada por aqui. A marca americana terá por aqui um novo modelo na categoria, posicionado abaixo do Tracker e usando bastante da base do Onix.
Conhece essa estratégia? A Mobiauto contou na semana anterior sobre o projeto A0 SUV da Volkswagen, que é um SUV de entrada que já roda em testes pelo Brasil e que usará toda a base do VW Polo. Sim a receita é quase a mesma aplicada no VW Nivus, mas não é um modelo cupê.
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Quanto ao Onix, muitos podem estar se perguntando se o Tracker já não é esse carro. No entanto, o projeto do Tracker é um pouco maior e não compartilha tanto do monobloco quanto o novo produto da Chevrolet fará. Para se ter uma ideia, o SUV vendido atualmente mede 2,57 metros de entre-eixos contra 2,55 m, do Onix.
O novo SUV deve seguir as medidas do Chevrolet Onix à risca. Afinal, o hatch já tem a distância entre os eixos bem próxima do SUV, e para posicionar um modelo que faça sentido, a marca terá de respeitar o limite dessa medida.
Seu foco será brigar com Fiat Pulse, VW A0 SUV, Renault Kardian e companhia em nosso mercado. Por isso, podemos esperar por um comprimento na casa dos 4,10 metros.
O motor será o mesmo que já conhecemos em Onix e Tracker. Um 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e até 16,8 kgfm de torque, com opções de câmbio manual de seis marchas e automático de seis marchas.
O lançamento é previsto para 2026, de acordo com o colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Pouco depois da chegada do VW A0SUV ao nosso mercado, que deve acontecer no ano que vem, como Mobiauto já contou.
O SUV do Onix deve compartilhar boa parte da cara do hatch, mas não o atual. Afinal, o modelo já tem um facelift a vista e que deve acontecer no ano que vem. O crossover beberá bastante dessa fonte. A expectativa é de que o visual fica mais próximo ao de Montana e Spin, que foram os últimos lançamentos nacionais da marca.
Seu monobloco compartilhará muitas peças com o Onix. Não só a base da plataforma GEM, mas podemos esperar pelo mesmo sistema de suspensão, freios, eixos, colunas A e B, apoio de capô e até pontos de fixação de bancos dianteiros e traseiro.
Como será posicionado no primeiro degrau do segmento, podemos esperar por preços partindo de R$ 100 mil e alcançando até os R$ 130 mil, nas configurações mais completas. Novamente, a receita será igual a da Volkswagen. Mas qual será que fará mais sucesso no Brasil?
Projeções Onix SUV: Kleber Silva/KDesignAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.