Citroën C3 AirCross 2024: 6 pontos que o SUV é superior ao Chevrolet Spin
Apresentado globalmente, o Citroën C3 AirCross 2024 chegará com versões de cinco e sete lugares. A marca francesa ainda não fala nada a respeito de preços, mas garantiu um modelo competitivo para ocupar a base do mercado.
Após a fusão de PSA e FCA, formando a Stellantis, a empresa francesa foi reposicionada para dividir o segmento de entrada do mercado com a Fiat. Dessa maneira, acreditamos que o modelo será precificado em algo próximo ao Fiat Pulse e do próprio Citroën C3 atual, em suas versões de topo, com preços que devem começar na faixa dos R$ 100 mil.
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No entanto, a alça de mira é no reinado solitário da Chevrolet Spin. A fabricante americana já sabia desse movimento e prepara uma renovação para seu modelo. No entanto, ao menos por enquanto, o Citroën leva vantagem em alguns pontos. Nós os separamos e explicamos todos eles abaixo:
Design atualizado
Goste você ou não do visual da atual Spin e do recém-lançado C3 AirCross, é fato que o SUV da marca francesa está mais alinhado com o desejo do consumidor atualmente. Nem estamos falando sobre o chamativo sistema de iluminação dianteiro, dividido em dois níveis, mas da carroceria escolhida, uma vez que falamos de SUV para a Citroën e uma minivan, para Chevrolet.
Projeto mais novo
A Chevrolet Spin nasceu em 2012, já como linha 2013. Apesar das especulações a respeito de uma nova geração, o modelo é basicamente o mesmo desde que nasceu, enquanto seu motor, um 1.8 aspirado, que passou por diversas evoluções, nasceu em 1982.
Já o C3 AirCross é um projeto novo, com plataforma recente, e possivelmente terá sob o capô, nas versões de entrada, um motor com 24 anos de estrada. Sem contar que 1.0 turbo flex, que deve equipar as opções de topo, foi usado pela primeira vez no Fiat Pulse.
Mais airbags
Ainda não podemos precisar todos os equipamentos presentes no C3 AirCross, porém, durante o nosso contato do lançamento verificamos que ao menos quatro bolsas de ar estarão presentes, enquanto a Spin tem apenas os dois airbags obrigatórios.
Maior espaço interno
Como destacamos no texto de lançamento, o Citroën C3 AirCross 2024 oferecerá mais espaço que a Chevrolet Spin. Apesar de ser menor, já que possui 4,32 metros de comprimento contra 4,41 m da minivan, dá o troco com 2,67 m de entre-eixos contra 2,62 m da Spin.
Vantagem fora de estrada
A carroceria no formato de SUV facilitará a vida do C3 AirCross fora de estrada, aliás, este foi uma das temáticas na apresentação, que mostrou imagens do carro em estradas de terra. O vão livre do solo será de 20 cm, quase 7 cm a mais que oferece a Spin, e, embora os ângulos de ataque e saída não tenham sido revelados, uma equação simples pode responder essa questão.
Como a carroceria é menor em comprimento e o Citroën tem maior entre-eixos que o Chevrolet, os balanços dianteiro e traseiro serão menores que os da Spin, o que já garante melhores ângulos de ataque e saída. Além disso, a parte inferior dos para-choques são curvilíneas e não tem base reta, o que também favorece os números.
Painel digital
Nem a família Onix, nem Tracker, Montana ou Spin contam com mostradores digitais. Em todos esses produtos, o cluster tem ponteiros analógicos e uma tela pequena central, em preto e branco, para as informações do computador de bordo.
O novo C3 Aircross, pelo menos na versão de topo, entregará uma tela de 7 polegadas colorida para o painel de instrumentos.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.