Citroën C3 Aircross 2024 tem visual revelado e será mais espaçoso que Spin

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui
Renan Bandeira
Por
27.04.2023 às 11:16 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

Com Renan Rodrigues

A Citroën está pronta para lançar o C3 Aircross no Brasil. O modelo faz parte da família C3, liderada pelo hatch, e do plano da marca francesa em ter três modelos dessa linha vendidos no Brasil nos próximos anos.

O SUV, que terá opções de 5 e 7 lugares, foi revelado primeiramente na Ásia e, depois, aqui no Brasil, nesta quinta-feira (27). A Mobiauto já teve contato com o novato, que tem carroceria bem espichada, é menor que a Spin, mas com mais espaço interno.

E já que entramos nesse assunto, vamos prosseguir. Vale lembrar que o C3 Aircross é construído sobre a plataforma modular CMP e será um produto global para mercados emergentes, por isso temos um lançamento quase que simultâneo entre Brasil e países asiáticos. 

Você pode se interessar por:

O Citroën C3 Aircross 2024 foi apresentado com 4,32 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos. Isso quer dizer, que o modelo é 9 centímetros menor que seu principal alvo, a Spin, e que terá 5 centímetros a mais em entre-eixos, dimensão que impacta diretamente no espaço interno. 

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

Com isso, o SUV da marca francesa também vai garantir melhores ângulos de ataque e saída, já que seus balanços dianteiro e traseiro serão mais curtos que o da Spin. E isso será auxiliado pelo bom vão livre do solo do C3 Aicross, de 20 cm, contra apenas 13,6 cm do Chevrolet.

Em contrapartida, o porta-malas deixará a desejar quando os sete assentos estiverem acionados. Ainda não há dados sobre esse volume, mas imagem a seguir já mostra que será algo em torno de 100 litros (no máximo), enquanto a Spin tem 162 litros, na mesma composição. 

Com apenas cinco passageiros, o C3 Aircross leva até 489 litros de carga, enquanto o Chevrolet comporta 710 litros.

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

Cara de C3 só que mais sofisticado

A Stellantis posicionou a Citroën como uma marca de entrada em seu portfólio, mas é indiscutível que o SUV de 7 lugares será um produto de tíquete mais elevado, com preços iniciando já acima dos R$ 100 mil. 

E é por isso que a marca tentou deixar, visualmente, o C3 Aircross mais requintado que seu irmão menor. Na dianteira, o para-choque é exclusivo e deixa o modelo mais robusto, mesmo que seus faróis, sigam a linha do hatch, divididos em dois com a maior parte alojada no para-choque. A peça conta com assinatura de LED integrada. 

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

A lateral mostra o formato caixote, como é comum em veículos desse segmento, por isso vemos o teto sem quedas até o fim da carroceria. Acima, falamos das dimensões comparando com o Spin, mas vale ressaltar ainda que o SUV é 32 cm mais comprido que o hatch, e tem 13 cm a mais de entre-eixos. Chamam atenção as portas grandes.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Para fechar a parte externa, a traseira esboça mais personalidade com lanternas em formato de "C" interligadas por uma faixa horizontal, tampa do porta-malas com vincos bem marcados e para-choque em dois tons.

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

O interior recebe muito do C3, como bancos dianteiros, volante, console central e central multimídia, porém com soluções um pouco mais sofisticadas de acabamento, além de um quadro de instrumentos mais completo (incluindo conta-giros) e chave canivete.

Além disso, os passageiros contarão com cinco portas USB para carga lenta dentro da cabine.

Motorização

O motor deve ser o 1.6 EC5 aspirado flex que, atualmente, rende 113 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 120 cv e 15,7 kgfm com etanol, ao menos para as versões de entrada. 

Espera-se que as versões mais caras estreiem o motor 1.0 GSE turbo usado no Pulse, por exemplo. Esse propulsor rende 125/130 cv (G/E) e 20,4 kgfm (G/E).

O que esperar do novo C3 Aircross

Novo SUV da marca francesa chegará em breve ao nosso mercado e será um dos 7 lugares mais baratos por aqui

A movimentação da Stellantis é muito clara: abrir mais ainda o caminho para o Fiat Pulse dominar o segmento de entrada dos SUVs compactos. Além disso, aproveitar a sinergia das marcas do grupo para propor uma concorrência forte contra a Chevrolet Spin, já que terá a opção de sete lugares.

A ideia é basicamente a mesma apresentada no novo C3. Um projeto simples, focado no custo-benefício, só que, desta vez, destinado à família e com um pouco mais de sofisticação, seja para levar sete ocupantes ou ter um porta-malas mais vantajoso, no caso da configuração de cinco assentos.

Imagens: divulgação/Citroën - Renan Rodrigues/Mobiauto - Reprodução/Autocar India


Comentários