Citroën C3 Aircross turbo 2024 estreia mais barato que C3 1.0 hatch
Depois de revelar a motorização capaz de fazer até 18,2 km/l, a Citroën começou a pré-venda do C3 Aircross na Índia. Equipado com motor 1.2 turbo da família PureTech e câmbio manual na versão de entrada, batizada de You, o SUV custará 999.900 rúpias indianas, que equivalem a R$ 58.195 em conversão direta.
Esse preço o colocaria abaixo até do hatch C3 brasileiro, que atualmente custa entre R$ 72.990 e chega aos R$ 97.790 em nosso mercado. Obviamente, quando chegar ao Brasil, o SUV, que terá versões de sete lugares para brigar com a Chevrolet Spin, custará mais caro que o hatch. A expectativa é que o modelo parta dos R$ 100 mil.
Como mencionado, a versão You é a configuração de entrada e será vendida com apenas cinco lugares, dois airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro.
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As versões mais completas, com direito a sete lugares, terão teto solar, central multimídia, carregador de smartphone por indução, bancos ventilados e seis airbags. No entanto, ainda não tiveram os preços revelados para o mercado indiano.
Lá, o C3 Aircross medirá 4,32 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,80 m de largura, 489 litros de porta-malas e 20 cm de vão livre do solo.
Vale ressaltar que a Citroën não fez muitas revelações a respeito do C3 Aircross brasileiro, que será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no último trimestre deste ano. Motores, equipamentos e versões ainda não foram oficialmente apresentadas.
Porém, já se sabe que ele terá motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque dos Fiat Pulse e Fastback, e do primo de plataforma Peugeot 208, pelo menos nas versões de topo, além de câmbio automático CVT com sete marchas simuladas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas.
Como é o Citroën C3 Aircross
A Stellantis posicionou a Citroën como uma marca de entrada em seu portfólio, mas é indiscutível que o SUV de 7 lugares será um produto de tíquete mais elevado, com preços iniciando acima dos R$ 100 mil.
E é por isso que a marca tentou deixar, visualmente, o C3 Aircross mais requintado que seu irmão menor, o C3. Na dianteira, o para-choque é exclusivo e deixa o modelo mais robusto, mesmo que seus faróis sejam idênticos aos do hatch, com luzes diurnas de LED e desenho que imita um formato bipartido, apesar de serem em peças únicas.
A lateral mostra o formato caixote, como é comum em veículos desse segmento, por isso vemos o teto sem quedas até o fim da carroceria. Comparando com o C3, o SUV é 32 cm mais comprido que e tem 13 cm a mais de entre-eixos. Chamam atenção as portas laterais traseiras grandes.
Para fechar a parte externa, a traseira esboça mais personalidade com lanternas em formato de "C" interligadas por uma faixa horizontal, tampa do porta-malas com vincos bem-marcados e para-choque em dois tons.
O interior recebe muito do C3, como bancos dianteiros, volante, console central e multimídia, porém com soluções um pouco mais sofisticadas de acabamento, além de um quadro de instrumentos mais completo (incluindo conta-giros) nas versões básicas e outro digital nas de topo, e chave canivete.
Além disso, os passageiros contarão com cinco portas USB para carga lenta dentro da cabine. A expectativa é que a apresentação do C3 Aircross nacional aconteça no último trimestre do ano.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.