Como é a bateria para carro elétrico que não pega fogo

Tecnologia evita incêndio e prorroga a vida útil de baterias
LF
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07.01.2025 às 11:55
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Tecnologia evita incêndio e prorroga a vida útil de baterias

A busca por tecnologias nos carros elétricos está cada vez maior. Agora, a principal novidade está no desenvolvimento de baterias de carros elétricos que não pegam fogo, algo que foi estudado por um grupo de pesquisadores sul-coreanos.

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A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk (DGIST) da Coreia do Sul. Esse grupo foi o responsável por criar a chamada “triple-layer solid polymer electrolyte” que em tradução direta para o português significa "eletrólito de polímero sólido de camada tripla".

O eletrólito da bateria conta com um supressor de fogo, construído com sal de lítio e zeólita, deixando assim a bateria mais segura e confiável. No entanto, caso a tecnologia não dê conta, a bateria se autodestrói em caso de incêndio, assim o fogo não se propaga.

Segundo os pesquisadores, o maior segredo da bateria está na forma que ela é construída, pois é dividida em três camadas. As partes externas contam com construções macias que entregam bom contato com os eletrodos, enquanto a camada intermediária entrega um reforço para a integridade estrutural da bateria.

Essa construção oferece ainda um melhor desempenho em relações a baterias tradicionais, segundo o pesquisador principal Dr. Kim Jae-Hyun. A bateria fica com aproximadamente 87,9% de sua vida útil após 1.000 ciclos de carga e descarga. Nas baterias atuais, no mesmo número de ciclos, a capacidade normalmente varia de 70% a 80%.

Coreia do Sul e Brasil

Apesar da bateria ter sido desenvolvida na Coreia do Sul, tal tecnologia não é 100% novidade. Conforme a Mobiauto trouxe em outro artigo, pesquisadores brasileiros da Unicamp desenvolveram algo semelhante a cerca de dois anos.

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