Fiat Fastback Impetus Hybrid: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada

Fiat Fastback híbrido foi apresentado no ano passado e já apresentou números consideráveis de vendas
Renan Bandeira
Por
07.01.2025 às 20:49
Compartilhe:
Fiat Fastback híbrido foi apresentado no ano passado e já apresentou números consideráveis de vendas

A Fiat lançou Fastback e Pulse híbridos no fim do ano passado, já nos 45 minutos do segundo tempo, para chegar em 2025 com os modelos compatíveis às novas regras de emissão do Proconve L8 – que tiveram início este ano.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Ambos os SUVs foram bem nas vendas já no primeiro mês. E o hoje o Fastback híbrido é o modelo do tipo leve com melhor volume de vendas no Brasil, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), mesmo estando disponível nas lojas apenas há dois meses. Foram 2.402 unidades emplacadas.

Você também pode se interessar por:

O Fiat Fastback foi lançado há cerca de dois anos para ser rival do VW Nivus. Nascido da costela do Pulse, o modelo tem queda cupê, porta-malas avantajado e duas opções de motores - além de uma configuração Abarth, mais apimentada. As duas variantes mais completas Audace e Impetus são as híbridas.

Mas será que o Fiat Fastback híbrido é econômico de verdade? A Mobiauto testou o modelo na estrada e cidade, e te mostra agora os números, comparando com aqueles disponibilizados pelo Inmetro.

Consumo – Fiat Fastback Impetus Híbrido

Foram mais de 800 km rodados durante sete dias de teste com o Fastback híbrido, na versão Impetus que é a mais completa da gama. No primeiro trajeto foram 376 km rodados apenas dentro da cidade, usando etanol, e ar-condicionado sempre ligado, o SUV fez 7,5 km/l. A média do Inmetro é de 8,9 km/l.

Com um segundo tanque cheio, rodamos 437 km. Nesse caso, sendo 55% na estrada e 45% na cidade. O resultado foi um consumo combinado de 12,1 km/l, com etanol, ar-condicionado ligado e muito trânsito - ponto que ajuda o modelo a ter um melhor consumo por causa da aplicação do sistema híbrido. O Inmetro promete 9,8 km/l.

Dados do Inmetro:

Cidade: 8,9 km/l com etanol; 12,6 km/l com gasolina.

Estrada: 9,8 km/l com etanol; 13,9 km/l com gasolina.

Rival e preços – Fiat Fastback Impetus Híbrido

  • VW Nivus Comfortline 200 TSI: R$ 143.490
  • VW Nivus Highline 200 TSI: R$ 160.790
  • Fiat Fastback Audace Turbo 200: R$ 151.990
  • Fiat Fastback Impetus Turbo 200: R$ 161.990

Ficha técnica – Fiat Fastback Impetus Híbrido

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência: 9,71 kg/cv
Peso/torque: 61,9 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo Inmetro: Cidade: 8,1 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade. Estrada: 9,7 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina

Dimensões e capacidades: 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura / porta-malas, 516 litros (VDA) / tanque de combustível, 47 litros / peso: 1.262 kg em ordem de march.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor / diâmetro de giro: 10,7 m / Vão livre do solo: 192 mm / ângulo de ataque, 20,4°, ângulo de transposição de rampa, 21,2°,  ngulo de saída, 24,3° / Carga útil: 400 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 215/45 R18 / Estepe: temporário, 125/80 R16.

Lista de equipamentos – Fiat Fastback Impetus Híbrido

  • Central multimídia de 10,1";
  • Carregador de celular por indução;
  • Detector de chuva;
  • Sensor de estacionamento traseiro;
  • Retrovisor fotocrômico;
  • Farol alto automático;
  • Partida remota por botão;
  • Ar-condicionado digital automático digital;
  • Câmera de ré;
  • Faróis Full LED;
  • Assistente de permanência em faixa;
  • Frenagem autônoma de emergência;
  • Bancos em couro;
  • Cluster digital de 7 polegadas;
  • Faróis de neblina dianteiros com função cornering light;
  • Navegação GPS embarcado;
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia;
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado;
  • Sensor de estacionamento dianteiro;
  • Tapetes de carpete;
  • Teto bicolor;
  • Volante com regulagem de altura e profundidade;
  • Retrovisor interno eletrocrômico

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários