Como é o novo Honda WR-V que será feito no Brasil e poderá ser híbrido
Depois de criar uma receita usada pelos SUVs Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, o Honda WR-V voltará ao Brasil. A informação foi originalmente revelada pelo site Autos Segredos. O SUV será produzido no interior de São Paulo, na fábrica de Itirapina. O projeto está em desenvolvimento sob o código 3UT.
Vale ressaltar que a Mobiauto antecipou, em outubro deste ano, um novo plano de investimentos da Honda para o Brasil. Os valores, que ainda não foram divulgados, contemplam os anos de 2024 a 2028. O ciclo envolve as renovações de City, City Hatch e HR-V, além da introdução de um motor híbrido flex.
Você também pode se interessar por:
- Novo Honda WR-V 2024 acaba com carma do Fit batido
- Avaliação: Honda HR-V Touring 2024 encosta nos R$ 200 mil. Vale a pena?
- Honda ZR-V tem versão confirmada e motor mais beberrão que o Compass
- Honda mudou radicalmente sua estratégia no Brasil. Valeu a pena?
A receita de sucesso dos outros
O Honda WR-V, em sua primeira geração, foi lançado no Brasil em 2017. Ele antecipou uma receita usada por Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Essa receita consiste em utilizar um hatch, no caso do WR-V um monovolume, o Fit, e alterar o visual dos balanços dianteiro e traseiro.
Portanto, toda a cabine e estrutura costuma ser mantida. O pecado do WR-V foi mudar pouco, uma vez que seu visual ainda era muito próximo ao do Fit. Volkswagen e Fiat aprenderam com esse erro e alteraram consideravelmente o visual do Pulse em relação ao Argo, bem como do Nivus na comparação com o Polo.
O fato do visual ser muito similar fez o consumidor desconsiderar o WR-V, que saiu de linha em 2021 após receber apenas uma reestilização durante os quatro anos de vida.
Honda WR-V terá mais jeitão de SUV
O WR-V de segunda geração já foi apresentado no Japão. Mas, na verdade, é uma versão rebatizada do SUV Elevate apresentado anteriormente na Índia. Ele utiliza a mesma plataforma da dupla City e HR-V. Ele chegaria ao Brasil para preencher a faixa de preços entre R$ 120 mil e R$ 160 mil. Dessa forma, brigará diretamente com o Toyota Yaris Cross.
Visualmente, ele é o Honda com linhas mais retas e quadradas. A frente é posicionada mais alta para dar maior sensação de robustez. AS lanternas traseiras são interligadas por uma barra, mas sem iluminação interna.
Nas dimensões, o novo Honda WR-V tem 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Portanto, em relação ao HR-V, ele é 7,3 cm menor, tem a mesma largura, além de 6 cm a mais de altura e 4 cm a mais de distância entre os eixos.
O motor será o 1.5 aspirado 16V flex, com injeção direta de combustível, sempre com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Esse motor rende 126 cv e 15,8 kgfm de torque com etanol.
Ainda não está claro se o WR-V estreará com uma variante híbrida e:HEV, possivelmente essa motorização ficará disponível apenas em uma segunda etapa do projeto.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.