DuoExo: como é o carro esportivo brasileiro com motor de Ecosport
Muitos fãs de automóveis tem o sonho de poder acelerar em autódromo com o próprio carro ou algum veículo especial, em uma prática popularmente conhecida como “Track Day”. E um projeto brasileiro está chamando atenção nas redes sociais.
Estamos falando do “DuoExo”, onde um grupo brasileiro está desenvolvendo um carro especialmente para o Track Day, focando em ser uma opção para condutores que realizam tal prática, porém com um baixo custo de manutenção.
Você também pode se interessar por:
- Ônibus da Tropa de Choque pode ser comprado pelo preço de um VW Polo
- Brasileiro transforma VW Quantum 1989 em autônoma gastando apenas R$ 900
- Toyota Corolla Limo: sedan teve versão pé de boi à lá Gol e movido a GNV
- Uno Turbo raro é encontrado à venda com preço de Jeep Compass
Ao todo são sete pessoas que tocam o projeto, dentre eles, Fabio Birollini, engenheiro-chefe e gerente do projeto, e um dos fundadores da Lobini, marca do esportivo brasileiro H1. Além de João Paulo Melo, responsável pelo design do carro e que também foi responsável pelas novas carrocerias da Stock Car 2025.
Além disso, a equipe conta Geraldo Coppi, responsável por materializar o veículo; Delano Calixto, formado em Engenharia Civil e considerado o “estagiário” do grupo; Matheus Nolli que faz a ligação entre o carro real e as simulações virtuais; Victor Filgueiras, responsável pela análise estrutural e crash-test virtual DuoExo; e Tomás Almeida que atua nas compras e no trem de força do projeto.
Deixando a equipe de lado, o processo inicial foi feito através de simulações em computadores, mas os primeiros protótipos só com o chassi e motorização já foram para a pista do autódromo de Interlagos.
O motor, inclusive muito conhecido dos brasileiros, é um do 2.0 Duratec 16V, que equipou os Ford Focus e EcoSport, no caso do DuoExo, o propulsor trabalha junto com um câmbio de cinco marchas, rendendo 160 cv de potência e 18 kgfm de torque. Mas o objetivo é que o DuoExo atinja os 200 cv.
Além disso, importante ressaltar que o propulsor fica localizado na traseira do veículo e a tração do DuoExo é 4x4.
Visualmente, as projeções mostram o modelo com design futurista, se inspirando no estilo das motos Naked. Vale ressaltar que a carroceria é feita de fibra de vidro com controle de espessuras, e que o DuoExo não contará com janelas ou vidros para-brisas.
A empresa ainda afirma que em um segundo momento, o modelo estará apto para homologação de emplacamento. Assim, o condutor poderá sair de sua casa até o autódromo pilotando o DuoEexo.
Jornalista Automotivo