Em breve no Brasil, Honda WR-V dará origem à elétrico inédito
A Honda tem no WR-V a base de seu plano para os próximos anos de eletrificação, com o intuito de acompanhar a concorrência no setor. O modelo será produzido pela montadora como principal suporte para a implementação do de seu projeto já em curso, denominado ACE (Asian Compact Electric).
Como já foi noticiado, o WR-V será relançado em território brasileiro com adequações ao nosso mercado sob o código de projeto 3UT. Sua produção deverá começar entre os anos de 2025 e 2026 e será em Itirapina (SP). No entanto, agora sabe-se que o modelo irá fazer parte de algo muito maior, como mencionado anteriormente.
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O projeto de eletrificação e importância da Índia
Mais especificamente sobre o projeto ACE, o plano da montadora é fabricar um inédito SUV compacto totalmente elétrico, visando alcançar a concorrência mais avançada dentro do setor. O modelo é identificado internamente como DG9D e terá produção anual de aproximadamente 100.000 unidades concentrada na fábrica de Tapacurá, localizada na Índia, que sofrerá reestruturação para produzir veículos elétricos.
O veículo, de acordo com a Autocar India, terá então seu design principalmente baseado no WR-V, mas contará com propulsão elétrica. Além disso, a Honda visa a Índia como parte importante de sua estratégia. O país será usado como base de desenvolvimento do projeto ACE, como também servirá de plataforma para exportações globais.
Entre 50% e 70% das 100.00 unidades que planejam-se fabricar anualmente serão exportadas para os principais mercados estrangeiros, como o Japão.
Palavras do executivo
Toshio Kurosawa, presidente e CEO da Honda asiática, enfatizou a participação da ìndia dentro dos projetos futuros da montadora: “A Índia é um dos principais centros globais de exportações da Honda no futuro e a Índia é um dos mercados automotivos mais importantes para o futuro da marca Honda”.
O posicionamento de Kurosawa e as projetadas altas exportações do modelo ID9D só reforçam a importância da Índia no esquema global da Honda. Vale lembrar que a marca tem planos para dobrar o volume de exportação até 2025. O movimento é um reflexo da forte capacidade de produção indiana, que se coloca cada vez mais no centro de exportações da montadora japonesa.
WR-V no Brasil e concorrência com a Toyota
O relançamento do modelo WR-V em território nacional parte da mesma base que dá origem ao City e ao HR-V brasileiros. Quanto às suas dimensões, contará com 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos.
O modelo será posicionado no mercado abaixo do HR-V, por conta de ser um projeto mais simples, se colocando entre este e o City na faixa de preço. Portanto, esperamos preços entre R$120.000 e R$160.000. Deste modo, será concorrente direto do Toyota Yaris Cross dentro do Brasil.
O motor que aparecerá nas versões de entrada deverá ser o 1.5 aspirado 16V flex, com injeção direta de combustível, com a adição de câmbio automático e CVT e sete marchas simuladas. Seu rendimento é de 126 cv de potência e seu torque é de 15,5 kgfm quando movido a gasolina e 15,8 kgfm com etanol.
Ainda existe a chance que o modelo ganhe uma variante híbrida e:HEV, porém é mais esperado que essa função seja empregada em uma segunda fase do projeto.