Exclusivo: Nissan Kicks 2022 terá as mesmas versões do novo Versa
A reestilização de meia vida do Nissan Kicks já está disponível em alguns mercados de Ásia e América do Norte, mas será em breve que o SUV renovado enfim mostrará sua nova cara no Brasil. Segundo apuração da Mobiauto junto à rede concessionária da marca, o lançamento ocorrerá no fim de fevereiro.
O visual, com mudanças concentradas na dianteira, será marcado por faróis mais afilados e laterais internas agora totalmente integradas à grade. Esta também ficará maior e deixará de ter o trapézio cromado compondo o seu miolo.
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No lugar dele, receberá um amplo contorno externo em preto brilhante nas bordas inferior e laterais, repartindo a área do para-choque pintada na cor da carroceria em duas. No miolo do para-choque, os faróis de neblina passarão a ser posicionados em nichos pentagonais, seguindo uma nova tendência de design.
Outro elemento interessante é a faixa reflexiva (sem iluminação funcional) interligando as duas lanternas traseiras - que, na prática não terão seu formato modificado, mas ganharão novos arranjos internos de iluminação, incluindo guias de LED -, tal qual o modelo norte-americano. Além disso, o para-choque traseiro será retocado.
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Por dentro, o painel e o volante devem ser mantidos tal como agora. O que deve mudar ali são os grafismos da tela digital que ocupa cerca de dois terços do quadro de instrumentos e a central multimídia.
Além disso, o Kicks provavelmente oferecerá novas opções de revestimento interno para os bancos, seja em tecido ou em couro. Mas a grande novidade na cabine será mesmo a adoção de um console central elevado, com nova manopla de câmbio, baú com apoia-braço e freio de estacionamento elétrico.
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Ainda de acordo com os informantes da rede consultados por nossa reportagem, a reestilização do SUV será oferecida em quatro versões de acabamento, seguindo os mesmos nomes adotados pela gama do novo Versa.
A Sense, de entrada, será a única a oferecer opção de câmbio manual, mas também poderá ser adquirida com caixa CVT. Esta, aliás, finalmente oferecerá simulação de marchas para otimizar o freio-motor na alavanca, assim como seu irmão sedan.
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Já a Advance será a opção intermediária e a Exclusive, a de topo. Ambas serão sempre automáticas. Isso significa que toda a gama do Kicks renovado será formada, por enquanto, pelo motor 1.6 quatro-cilindros aspirado flex de 114 cv já usado pelo SUV nos dias atuais.
O modelo deve receber uma configuração híbrida, mas só em 2022. Só que, diferentemente do Corolla Hybrid e de outros híbridos convencionais, no Kicks o motor 1.2 a combustão funcionará apenas como gerador de energia para uma pequena bateria elétrica de 1,5 kWh.
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Em outras palavras, as rodas não serão tracionadas pelo torque gerado pelo propulsor térmico. Sua energia será sempre transferida para a bateria, que por sua vez alimentará um propulsor elétrico, este sim o responsável por impulsionar o veículo.
No Japão, este conjunto motriz já equipa o monovolume Note e rende 129 cv de potência, 15 cv a mais do que o Kicks convencional. A grande sacada, porém, está na entrega de impressionantes 26,5 kgfm de torque, bem mais do que os 15,5 kgfm do nosso motor 1.6.
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Para o Kicks nacional, tal conjunto híbrido será convertido em flex. Ainda assim, a Nissan estima que o SUV consiga atingir entre 30 e 35 km/l de consumo, o que perfaria uma impressionante autonomia de até 1.200 km.
Mas tudo isso, como falamos, deve ficar para 2022. Por enquanto, o Kicks reestilizado 1.6 deverá custar entre R$ 90.000 (versão Sense manual) e R$ 130.000 (Exclusive CVT). A produção do SUV compacto será em Resende (RJ).
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Jornalista Automotivo