Exclusivo: nova Ford Ranger V6 terá 250 cv e mais torque que Amarok

Picape média está prestes a chegar ao mercado e será a primeira picape média do mercado a superar os 60 kgfm de torque
Renan Bandeira
Por
16.06.2023 às 21:40 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Picape média está prestes a chegar ao mercado e será a primeira picape média do mercado a superar os 60 kgfm de torque

A Ford Ranger 2024 está contando os dias para chegar ao nosso mercado. A picape média da marca americana já teve visual externo e interno apresentados à imprensa brasileira, mas ainda guardava a cereja do bolo, que são suas especificações técnicas e de versões, para seu lançamento, previsto para a próxima semana.

A ideia da marca é ganhar mais espaço no segmento de picapes médias, onde viu Toyota Hilux e Chevrolet S10 abrirem boa vantagem em vendas nos últimos meses. Com linhas mais encorpadas para a carroceria e visual inspirado na irmã maior F-150, a Ranger 2024 de nova geração terá nas versões mais completas um inédito motor V6 turbodiesel.

Você também pode se interessar por:

A Ford ainda não revelou as especificações do propulsor, mas a Mobiauto apurou junto a concessionárias que já tiveram contato com a ficha técnica do modelo que o V6 da nova Ranger renderá bons 250 cv de potência e ótimos 61,2 kgfm de torque.

Ou seja, ela terá 8 cv de potência a menos do que uma VW Amarok V6, mas entregará 2,1 kgfm de torque a mais que a picape da concorrente alemã. E será, assim, a primeira picape média no país a superar a marca de 60 kgfm. Tudo isso gerenciado pelo câmbio automático de dez marchas, conhecido como e-shifter, que equipa os primos Mustang e F-150.

Ao que tudo indica, esse propulsor estará apenas nas versões mais completas da Ranger, que, segundo nossas apurações, responderão por Limited e Limited Plus. A primeira delas desembarcará primeiro em nosso mercado, junto da XLT, intermediária. Já a opção mais completa e as mais básicas devem ficar disponíveis depois. O lançamento da nova geração será no próximo dia 22 de junho.

Seis modos de condução

A ficha técnica à qual nossa reportagem teve acesso ainda informa que a motorização V6 poderá trabalhar em seis modos de condução. São eles: Normal, Eco, Escorregadio, Reboque, Lama, Terra/Areia. Além disso, haverá quatro estilos de tração: 4x2, 4x4, 4x4 com reduzida e 4x4 automática.

Esta última é uma importante novidade. O sistema já está presente na irmã maior F-150, que a Mobiauto testou e contou todos os detalhes aqui. Diferente do 4x4 convencional, a configuração automática tem uma leitura melhor do solo e trabalho do motor, tornando-se menos intrusiva na condução e deixando a picape mais prazerosa de dirigir.

Ford Ranger 2024 - dimensões e capacidades

Ainda segundo os documentos obtidos pela Mobiauto, as dimensões oficiais da Ford Ranger Limited 2024 vendida no Brasil, com produção na Argentina, serão: 5.372 mm de comprimento (considerando engate reboque), 1.910 mm de largura, 1.886 mm de altura, 3.270 mm de entre-eixos.

Os números representam ganhos 1,8 cm em comprimento, 5 cm em largura, 6,5 cm em altura e 5 cm em entre-eixos no comparativo com sua antecessora. Além de crescer, a Ford Ranger 2024 está um pouco mais alta em relação ao solo, passando dos atuais 232 mm de vão para 235 mm.

Isso ajudou a melhor ainda mais o ângulo de ataque, que é de 28º, e será de 30º na nova geração. A Ranger 2024 ainda terá freios a disco nas quatro rodas, suspensão traseira por feixe de molas e capacidade de reboque de 3.100 kg.

Comentários