Exclusivo: VW Tayron é confirmado para o Brasil e será rival de Compass e Song Plus

Novo SUV é substituto mundial do Tiguan e chegará ao Brasil nos próximos anos
RR
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14.10.2024 às 21:57
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Novo SUV é substituto mundial do Tiguan e chegará ao Brasil nos próximos anos

O VW Tayron virá ao Brasil. O SUV médio que é substituto mundial do Tiguan chegará ao nosso mercado nos próximos anos e será a arma da Volkswagen contra o novo Jeep Compass e os chineses GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

A chegada do modelo foi confirmada pelo próprio presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, durante evento da marca nesta segunda-feira (14). Questionado sobre a chegada do Tayron para o nosso mercado, o CEO afirmou que "é natural, né!? Vocês já sabem”, indicando que o Brasil também acatará ao movimento global da marca de troca do Tiguan pelo Tayron.

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A Mobiauto já havia revelado a chegada do SUV com antecedência. Afinal, a Volkswagen planeja dois novos produtos inéditos para a fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP). Os modelos serão maiores que os já fabricados no Brasil e serão híbridos, construídos sobre a plataforma MQB preparada para eletrificação.

Ainda que Volkswagen nem Ciro tenham comentado sobre o assunto, essas duas vagas na planta do ABC Paulista devem ser do Tayron. Ele é um SUV médio projetado para o mercado chinês e que vai ganhar o mundo. Por ser destinado ao país asiático, sua produção deve ter custo menor e aumenta as possibilidades de ele vir ao Brasil.

Além disso, é um modelo de valor agregado maior e que justifica o emprego de um sistema híbrido mais robusto, usando o 1.5 TSI Evo2, que também foi confirmado por Possobom nesta segunda.

O Tayron foi apresentado recentemente para outros mercados e tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos, sendo maior que o VW Tiguan. Em relação ao porta-malas, o SUV pode transportar cinco ou sete ocupantes, oferecendo 885 litros ou 345 litros de capacidade, dependendo da configuração escolhida.

Quanto o assunto é motorização, Tayron foi apresentado com três opções: híbrido-leve, diesel ou híbrido plug-in. A primeira e a última são as que, de fato, interessam ao nosso mercado, já que aqui no Brasil ele não chegará com motor diesel.

O primeiro acopla um conjunto 1.5 turbo de 150 cv a um sistema elétrico de 48V, que não traciona as rodas. Daí o nome híbrido-leve, já que é uma característica comum a esse tipo de veículo. Aliás, é justamente essa configuração que deverá andar em nossas terras.

Caso realmente seja fabricado em nosso país, o Tayron ou novo Tiguan entrará em linha de produção antes de 2028, que é quando o investimento bilionário da VW no Brasil chega ao fim.

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