Novo Hyundai Creta faz escola e vê Honda HR-V seguir seus passos
O mercado de SUVs é um dos que mais vende carros no Brasil. O Hyundai Creta, por exemplo, é o mais adorado nas vendas para pessoas físicas. Já o Honda HR-V não fica muito atrás, na quinta colocação. Mas as semelhanças entre ambos não acabam aí.
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Isso porque o novo Hyundai Creta parece fazer uma espécie de escola aqui no mercado brasiliero, e vê o Honda HR-V seguir seus mesmos passos. Mas por quê? A resposta tem a ver com atualização e mudança de visual.
O novo HR-V foi flagrado na semana passada andando no Brasil. Apesar da camuflagem, é possível observar que o SUV passará por uma mudança em seu design, muito de acordo com o visual presente no exterior.
No entanto, acontece que, o HR-V como é vendido hoje (de segunda geração) foi lançado no mercado brasileiro em 2022. Ou seja, o veículo ganhará uma renovação visual considerável cerca de três anos após trocar de geração. Algo muito parecido aconteceu com o Hyundai Creta.
O SUV da Hyundai passou por uma atualização de meia-vida no início de outubro, com alterações severas em sua linguagem visual. Basicamente todo design externo do Creta foi renovado, de modo a tentar deixar para trás as críticas que eram feitas em relação a sua aparência - principalmente sobre seu conjunto óptico.
Porém, o antigo Creta não estava há muito tempo no mercado brasileiro. A atualização de meia vida veio para a segunda geração do SUV, que foi lançada no Brasil em 2021, cerca de três anos atrás.
Dito isso, uma espécie de tendência parece se criar. Afinal, o HR-V apresentado em 2022 pode mudar de visual em 2025, tendo os mesmos três anos de mercado, apesar dos bons números de vendas e do pouco tempo de mercado.
O novo Honda HR-V
Como já comentado, o HR-V passará por mudanças em seu visual, concentradas principalmente em suas lanternas, para-choque e grade frontal. O interior segue basicamente o mesmo, com multimídia, painel de instrumentos e acabamento interno semelhantes ao atual.
Na parte mecânica, também não deve haver alteração. O modelo deve continuar com o motor 1.5 aspirado flex, de até 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque, para suas versões de entrada, e o 1.5 turbo flex de até 177 cv e 24,5 kgfm, para as configurações de ponta.
Espera-se, porém, que o novo Honda HR-V traga um trem de força híbrido para cá, assim como faz lá fora. A expectativa é que a Honda faça uso de seu sistema e:HEV, presente em Civic, Accord e CR-V por aqui, que associa um motor 1.5 aspirado a um conjunto elétrico formado por um propulsor a uma pequena bateria de íons de lítio.